Centro de Integração entre Gerações vai ganhar quadra poliesportiva
Crianças e adolescentes atendidos nas oficinas de contraturno escolar do Espaço Cultural e de Cidadania de Rio Pardinho, que funciona junto ao Centro Integrado entre Gerações (Cieg), terão em breve à disposição, mais um equipamento voltado à prática de atividades que visam o desenvolvimento intelectual, físico e social. A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, assinou na tarde desta quarta-feira, dia 5, autorização para que a Construtora Casanova Obras de Terraplenagem Ltda comece a construir uma quadra poliesportiva junto à sede da instituição.
De acordo com o projeto, a quadra terá 478 metros quadrados de área, em um investimento estimado em R$ 159.935, 99. Para execução da obra, a empresa Universal Leaf Tabacos doou, através do Programa Universal Leaf Cidadão, o valor de 150 mil reais para o Projeto Craques da Bola, desenvolvido pela prefeitura, via Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A assinatura do termo contou com a participação de autoridades municipais, representantes da empresa, do Cieg, pais, alunos e instrutores do projeto.
Atualmente 60 alunos, todos do meio rural e estudantes de escolas públicas, frequentam o local três dias por semana. Profissionais especializados ministram oficinas de música, dança folclórica gaúcha, artes digitais, artes cênicas, recreação, cultura e os projetos Pirâmide Alimentar, Celebrar e Craques da Bola. Esse último acontece na quadra de areia, situada nos fundos do Cieg e que agora será transformada para oferecer uma melhor estrutura física em concreto armado e com os equipamentos e acessórios para a prática de basquete, futsal e vôlei.
Para a prefeita Helena é preciso levar para o interior os mesmos recursos que são oferecidos a quem vive nas cidades. “Queremos que nossos jovens sintam orgulho de morar no interior, que tenham qualidade de vida e as mesmas oportunidades”, disse ela. No ato, a presidente do Cieg, Suzane Tolotti, agradeceu a parceria com a Universal Leaf Tabacos e com a prefeitura.
Na avaliação do presidente da Universal, Cesar Augusto Bünecker, o Cieg é um exemplo de sucesso. “Para nós é uma satisfação contribuir com este projeto. O desenvolvimento agregado à vida dessas crianças e adolescentes não tem preço”, observou. Já o líder do governo na Câmara de Vereadores, Henrique Hermany, lembrou da mobilização anos atrás para recuperação do espaço onde hoje acontecem as oficinas e disse que o Projeto Craques da Bola – Cidadãos do Amanhã é um exemplo de transformação na vida dos jovens.
Foco no futuro – Além de combater e prevenir o trabalho infantil, a ação do Cieg visa proporcionar o ingresso adequado ao mundo do trabalho e estimular a permanência dos adolescentes no ensino formal. Alunos que ingressam no ensino médio e atendem os critérios de desempenho previstos pela instituição – frequência, pontualidade e boa participação nas atividades – têm a oportunidade de fazer um curso profissionalizante e de ter sua carteira assinada como jovem aprendiz, recebendo todas as vantagens e garantias da Lei da Aprendizagem.