Trouxe para vocês um conhecimento rápido para quem quer entender um pouco sobre proteção, e simples para quem já traz um conhecimento sobre o assunto.
O câncer de pele vem aumentando a cada ano no Brasil, devido a nossa condição geográfica que favorece a sua incidência. Devido este grande aumento vem com ele crescendo o incentivo e mostrando a importância do uso de proteção solar e sua reaplicação.
Pensando sobre nossa pele, entendemos que o órgão mais atingido pela radiação solar é ela, nosso revestimento externo. A pele tem como sua principal função revestir nosso organismo externo, protegendo assim as estruturas internas do nosso corpo. Esse revestimento externo chamamos de epiderme e derme. Essas são as camadas que formam nossa pele. A epiderme é a superficial, mais compacta e impermeável que serve de barreira protetora contra danos externos e a derme é a responsável pela regulação, suporte vascular e proteção imunológica. A radiação UVA é a que penetra mais profundamente através da epiderme até atingir a derme, já a UVB atua a nível das células da epiderme.
A melanina é encontrada nessas camadas da pele e constitui o principal mecanismo de defesa contra a radiação solar. Ela está diretamente relacionada com a pigmentação da pele, onde sua função primária é a de filtrar a radiação ultravioleta da luz solar, a qual danifica o DNA. Outra curiosidade para alguns é que a sensibilidade à luz solar varia de acordo com a quantidade de melanina na sua pele.
Com este rápido embasamento podemos ter ideia da funcionalidade dos protetores solares e sua extrema necessidade. Sua principal importância é diminuir a radiação ultravioleta que penetra na nossa pele, tanto por absorção ou radiação. O uso tópico da proteção solar tem por finalidade proteger – logicamente -, mas também reduzir drasticamente os efeitos agressivos do sol que trazem doenças, como uma delas o temido câncer de pele ou a radiação solar que traz o fotoenvelhecimento drástico em cada pessoa.
Uma passagem rápida pelo básico conhecimento para se entender o quão importante é o uso do protetor solar.
“Além disso, a importância de escolher um protetor solar adequado para pele baseado em FPS e PPD, e não podemos deixar de saber que devemos aplicar e reaplicar o foto protetor sempre”.
Gostou? Quer saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário e me siga nas redes sociais clicando abaixo: