Santa Cruz do Sul – A EMEF Guilherme Simonis, de Boa Vista, foi homenageada na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, pela passagem dos 140 anos de sua fundação. A proposta foi do vereador e ex-aluno do educandário, Jair Eich (PP).A Escola foi fundada em 1884 e tem ao longo de sua existência, , segundo o autor da proposta, prestado importantes e inestimáveis trabalhos em prol da educação de centenas e centenas de estudantes.
“Seu incansável, grandioso e inspirador compromisso com a comunidade de Boa Vista e, por consequência, com o município de Santa Cruz do Sul, ao longo destes 140 anos, demonstrou a dedicação com que os trabalhos foram desenvolvidos por todos os integrantes da escola, que engloba os estudantes, direção, professores, merendeiras, serventes e demais, que sempre colaboraram de modo exemplar e abnegado com este tradicional e renomado educandário”, citou o vereador Jair Eich.
A escola por muitos anos foi de responsabilidade do Estado do Rio Grande do Sul e, em 2021, foi municipalizada. Após a fundação, em 1884, o primeiro professor foi Guilherme Simonis, que se dedicou por muitos anos ao ensino das crianças da localidade. A escola se expandiu em 1952, quando se tornou a Escola Particular Nossa Senhora Auxiliadora.
Ao longo de sua história uma série de professores foram os responsáveis da escola. Em 1968 a escola passa a se denominar Grupo Escolar Rural de Boa Vista. Dois anos depois se denomina Escola Rural de Boa Vista, sendo que em 1972, incorpora a 5ª Série. Em 1976 o educandário foi ampliado, com a inclusão até a 8ª Série.
No ano seguinte houve a alteração na denominação para Escola Estadual de 1º Grau Guilherme Simonis. Em 1980 passam a funcionar o Projeto Verde é Vida junto à UMIT (Unidade Móvel de Iniciação ao Trabalho). Em 2021, a última alteração do nome, quando passa a se denominar EMEF Guilherme Simonis, e passa à responsabilidade do município de Santa Cruz do Sul.
A diretora Marilei Fischer destacou o árduo trabalho realizado pela comunidade escolar, que busca garantir uma educação de qualidade para os filhos dos moradores da região de Boa Vista. “É uma rica história de um educandário que formou muitas lideranças nas mais diversas áreas. Por isso, é preciso que exista um olhar cada vez maior para esta escola, que é, ao mesmo tempo, uma das mais antigas do nosso município e uma das mais novas da rede municipal de educação”, observou.
A sessão solene foi conduzida pelo presidente, vereador Gerson Trevisan, e a mesa contou com a secretária municipal de Educação, Asta Neusa Tornquist; o primeiro secretário do Legislativo, vereador Raul Fritsch; a diretora da escola, professora Marilei Fischer; a vice-diretora, Deise Ferras Vicente; o preisdente do Círculo de Pais e Mestres (COM) da escola, André Beckenkamp; o ex-aluno, padre José Renato Back; o ex-diretor Abílio Piovesan e o ex-aluno e ex-diretor, Antonio Stülp.