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Como evitar golpes bancários como o da falsa central e 0800

Com o crescente número de golpes envolvendo números 0800, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou para outubro o lançamento da iniciativa “Origem Verificada” para aumentar a segurança dos consumidores. Esta ação surge em resposta ao aumento de fraudes em que criminosos se utilizam de números falsos como se fossem os legítimos de atendimento ao cliente, se passando por funcionários de bancos e outras instituições, a fim de causar danos financeiros a essas vítimas.

Segundo Vinicius Perallis, CEO e fundador da Hacker Rangers, uma empresa especializada em treinamentos gamificados para conscientização em segurança cibernética e LGPD, os cibercriminosos têm aprimorado suas táticas, utilizando engenharia social para manipular emoções e convencer as vítimas a fornecerem dados pessoais e bancários por telefone.

A “Origem Verificada” atua como uma camada extra de proteção, permitindo aos consumidores identificar se o número que está ligando pertence de fato a uma instituição confiável. No entanto, o recente anúncio da Anatel destaca que, apesar dessa medida, a proteção total contra fraudes ainda não é garantida. Isso ocorre porque as técnicas de engenharia social, como golpes por telefone, muitas vezes manipulam sentimentos e confiança, fazendo com que as pessoas compartilhem informações pessoais de forma inadvertida, o que pode comprometer a segurança.

Dessa forma, a educação se torna uma arma essencial no combate ao cibercrime. Perallis reforça que a conscientização é a principal defesa contra fraudes, uma vez que as ferramentas tecnológicas, por si só, não conseguem proteger completamente os usuários. O especialista compartilha seis dicas práticas para ajudar tanto pessoas quanto empresas a evitar esses golpes 0800, reforçando a importância de se manter bem informado e vigilante em um ambiente digital cada vez mais perigoso.

  1. Desconfie de pedidos incomuns: bancos nunca pedem senhas, dados pessoais ou solicitam que você faça transferências, PIX ou baixe aplicativos por telefone.
     
  2. Verifique informações diretamente no aplicativo: ao receber uma ligação sobre uma transação suspeita, verifique primeiro no aplicativo oficial do banco antes de tomar qualquer ação.
     
  3. Cuidado com a pressa: golpistas costumam criar um senso de urgência para desestabilizar a vítima emocionalmente. Se você se sentir pressionado a agir rapidamente, desconfie.
     
  4. Desligue e ligue para os canais oficiais: se a ligação parecer suspeita, desligue o telefone e entre em contato com a empresa em questão por meio dos canais oficiais. É importante esperar alguns minutos antes de ligar novamente, porque os criminosos podem manter a linha ativa por um tempo mesmo após você desligar a chamada.
     
  5. Conheça os procedimentos oficiais: familiarize-se com os procedimentos do seu banco e de outras instituições para identificar solicitações fraudulentas.
     

Empresas também devem ficar atentas

As organizações também estão na mira dos cibercriminosos. Empresas são visadas por serem alvos lucrativos e possuírem alto volume de informações sensíveis , podendo sofrer com ataques de ransomware, phishing e vazamentos de dados.

Perallis ainda acrescenta que, ao comprometer a infraestrutura de uma empresa, os cibercriminosos podem interromper operações, causando danos financeiros e de reputação. E mais: as organizações ainda podem acabar sendo usadas como porta de entrada para atingir parceiros e clientes, aumentando o impacto do ataque.

“Isso reforça a importância de as empresas investirem em segurança digital e treinarem seus colaboradores para reconhecer e evitar ameaças cibernéticas. Um dos treinamentos fundamentais para a equipe é justamente o de não fornecer informações por telefone, especialmente se eles forem sensíveis”, pontua o CEO da Hacker Rangers.

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