Notícias

Conferência debate avanços e desafios do Sistema Único de Assistência Social

Estudantes, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) participaram nesta quinta-feira 29, no auditório do bloco 18 da Unisc, da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Santa Cruz do Sul. O evento, que antecede as etapas estadual e nacional, apresentou como tema Reestruturação do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos.

Na cerimônia de abertura da conferência, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Priscila Froemming, ressaltou a importância da participação da comunidade. “É o momento do controle social, da democracia, da participação popular, é a hora das trocas, das críticas e sugestões”, definiu. Ela disse ainda que o aprimoramento do Suas passa pela colaboração de todos os envolvidos, sejam usuários, trabalhadores ou representantes do poder público.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, definiu a conferência como um momento de união de todos os agentes que integram a rede de assistência social do município. “É o envolvimento de vários segmentos, não só do setor público, como também da sociedade civil, que se reúnem para pensar eixos e avaliar o que está sendo feito. É uma troca muito rica e também uma oportunidade de falar mais sobre o que estamos fazendo em Santa Cruz do Sul”, disse.

Segundo ela, a política de assistência social no município tem um alto nível de organização, mas pode avançar mais. Ela considera fundamental a participação da comunidade no debate proposto. “É importante que as pessoas participem e entendam o que estamos fazendo, compreendam os investimentos e ajudem a pensar juntos sobre o que podemos melhorar. A prefeita Helena Hermany sempre fala sobre cuidar das pessoas e esse cuidado passa pela assistência social e pela transversalidade que essa política pública tem”, afirmou.

Antes da leitura do regimento interno, os alunos do Projeto Educacional para Crianças e Adolescentes (Aesca) fizeram apresentações de música e dança. A banda sob a regência do músico Bako Lopes apresentou Pausa e Tributo à Martin Luther King e ao final fizeram menção condenando os atos de racismo sofridos pelo jogador de futebol Vini Júnior. Já o grupo de danças Aesca Aliança apresentou uma coreografia, com a coordenação da professora Andressa.

Ainda na parte da manhã a secretária Roberta explanou sobre o funcionamento da rede de serviços de assistência social e, na sequência, a presidente do conselho falou um pouco acerca dos cinco eixos propostos para os trabalhos em grupo: financiamento; controle social; articulação entre os segmentos; serviços, programas e projetos e benefícios e transferência de renda.

Já na parte da tarde, divididos em grupos, os participantes debateram os eixos, apresentaram e votaram as deliberações. Ao final reuniram-se novamente e elegeram os delegados para representar Santa Cruz do Sul na 15ª Conferência Estadual de Assistência Social. Essa etapa está prevista para o período de 3 a 5 de outubro deste ano.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo