NotíciasSaúde & Bem-Estar

Confira matéria especial com o enfermeiro e presidente do Coren-RS, Antônio Tolla

Começou em 1º de janeiro a nova gestão do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS). O plenário será composto por 18 profissionais, nove deles conselheiros em seu primeiro mandato e outros nove reeleitos para o triênio de 2024 a 2026. E eu sou um dos que seguem na autarquia federal.

Estar presidente do Coren-RS mais uma vez é, para mim, uma honra imensurável. A nossa chapa venceu as eleições com auxiliares, técnicos e enfermeiros, colegas de diferentes regiões do Estado, com diferentes experiências, que terão um grande desafio pela frente.

Minha história como presidente do Coren-RS começa ainda na infância. Meus avós maternos já trabalhavam como atendente de Enfermagem no serviço público do Estado, no Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre. Quando eu tinha 5 anos, minha mãe fez um curso de atendente de Enfermagem e também começou a trabalhar na área, convivendo com esta realidade.

Em 1982, segui os passos dos meus avós e da minha mãe e também fiz um curso de atendente de Enfermagem. Comecei a trabalhar no Hospital Porto Alegre. Depois, fiz curso de auxiliar de Enfermagem e fui aprovado em concurso público da Prefeitura da Capital, trabalhando 12 anos no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, um dos maiores do município.

Enquanto trabalhava pela Prefeitura, estudei e me formei enfermeiro, em 1991. No ano seguinte, comecei a trabalhar no Hospital São Lucas da PUCRS, também em Porto Alegre, onde permaneci por quase 28 anos. Paralelamente ao trabalho no São Lucas, fui chamado para o concurso público do Estado e até hoje trabalho no Hospital Sanatório Partenon, na Capital.

Durante esse período, estive em várias frentes na Enfermagem. Fui sindicalista, conselheiro municipal de Saúde, conselheiro suplente estadual de saúde, estive na Federação Nacional dos Enfermeiros como diretor por duas gestões, entre tantas outras participações. No meu currículo, estão diversas campanhas e lutas, como pela jornada de 30 horas, pelo Piso Salarial da categoria e pelo descanso digno aos profissionais.

Estar hoje no Coren-RS, como presidente dos meus colegas da Enfermagem, também é o resultado de uma caminhada, de todo um trabalho que eu desempenhei nesses últimos 42 anos. Me sinto agraciado, cheio de novas energias para continuar lutando por cada uma e cada um dentro de nossa profissão.

São muitos os desafios pela frente. Vamos trabalhar por um Conselho ainda mais próximo dos profissionais, defendendo o fortalecimento e a diversidade da categoria. Estamos vivendo um novo momento na Enfermagem, de novas tecnologias e campos de atuação. Precisamos estar prontos para este período e, com certeza, ao lado de meus colegas, vamos fazer uma gestão que estará atenta ao que já é presente e ao futuro de nossa profissão.

Acompanhe o trabalho no Coren-RS no instagram: @coren.rs

Ilza Viviane Weimer

Graduada em enfermagem Pós graduada em enfermagem estética Colunista do Intera

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo