Em quatro dias, Cemai realiza 679 atendimentos
Com os dois filhos pequenos apresentando problemas de saúde, a dona de casa Bruna Maciel, moradora do Bairro Pedreira, procurou atendimento no Centro Materno Infantil (Cemai) nesta segunda-feira, 2. “Tive que aguardar para fazer a consulta mas graças a Deus fui muito bem atendida, os médicos aqui são muito bons. Agora tenho a requisição para fazer exames de sangue e radiografia”, disse Bruna, com o pequeno Antony, de dois meses, no colo.
Quem também saiu satisfeito com o atendimento foi o pai de Enzo Gabriel, de 8 anos. Com problema de laringite, após passar pela consulta ficou um tempinho a mais no Cemai para fazer nebulização. “Ele tem muita tosse, para abrir os brônquios ele faz nebulização aqui e em casa também. Sempre que vim ao Cemai, me atenderam muito bem”, contou o pai, Joel de Queiroz.
A chegada do frio aumentou consideravelmente o número de crianças com problemas respiratórios. Somente nos últimos quatro dias, entre sexta, 28, e segunda, 1º, de maio, o Cemai realizou 679 atendimentos, uma média de 170 por dia. Em comparação com o ano passado, de janeiro a abril deste ano, a procura por consultas também aumentou. Enquanto em 2022 foram 4.249 atendimentos durante o mês de abril, no mesmo mês deste ano foram 4.325.
De acordo com a coordenadora do Cemai, Simone Lenz Werlang, neste período aumenta muito a procura por consultas. “A mudança de estação e a volta das aglomerações pós-pandemia, estão refletindo no aumento de casos de vírus gripais, e a criança é sempre mais suscetível a isso, por isso a elevação do número de casos”, afirmou.
Para otimizar o atendimento e reduzir o tempo de espera, Simone sugere que os usuários possam procurar outros pontos de atendimento. “O Cemai é uma referência pediátrica de urgência e emergência, mas as pessoas também podem procurar o Hospitalzinho e a UPA do Esmeralda, além dos postos de saúde em casos mais leves”, sugeriu.
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Elstor Desbessell, afirma que a administração municipal está reforçando o número de profissionais, tanto nos plantões de atendimento como no Cemai. “Entendemos que este é um período tradicionalmente delicado, que as pessoas adoecem mais, por isso vamos dar uma atenção especial para que os usuários saiam satisfeitos sempre que procurarem por atendimento”, garantiu.
Foto: Isadora Oliveira