HSC adere à campanha nacional sobre saúde mental materna
O Hospital Santa Cruz (HSC) promoverá, entre os dias 2 e 12 de maio, ações alusivas à campanha nacional Maio Furta-Cor, que tem como objetivo conscientizar sobre a saúde mental materna. Profissionais do Serviço de Psicologia da Instituição e o GTH promoverão conversas e atividades na Maternidade e com as mães de crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica e na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).
Conforme as organizadoras, existe um forte estigma sobre o adoecimento mental das mães e isso impede muitas delas de procurar ajuda. Com a pandemia, os números referentes a depressão, ansiedade, burnout e suicídio cresceram e pouca atenção tem sido dada aos fatores que contribuem ao sofrimento mental das mulheres na maternidade.
Por conta disso, o Maio Furta-Cor tem o intuito de transformar a avalanche a dor em onda de cuidado, afeto e legitimação dos sentidos maternos. Furta-cor é a cor da maternidade, cuja tonalidade se altera conforme a luz que recebe. Conforme a definição da campanha, “as cores da maternidade não se anulam, não são iguais e nem formam uma cor só. Suas cores são suas diferenças, na igualdade do direito de ser mãe”.
No âmbito geral, a campanha pretende sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna e estimular a construção de políticas públicas de saúde por meio de projetos de lei que instituam o Maio Furta-Cor. Mais informações sobre a campanha, como outras formas de colaborar e participar, podem ser obtidas no sitewww.maiofurtacor.com.br.