Vereadora Nicole Weber apresenta Projeto de Lei para “Semana de promoção da Saúde Mental”
Nesta terça-feira, 02 de maio, durante a 13ª Reunião Ordinária, a Vereadora Nicole Weber apresentou o Projeto de Lei que instituí a “Semana de Promoção da Saúde Mental”, no Município de Santa Cruz do Sul.
Segundo a Vereadora, e com base em dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a cada ano que passa o tema da saúde mental ganha mais atenção no debate público. “O Brasil é considerado o país com a maior quantidade de casos da doença na América Latina e também um dos mais ansiosos do mundo. No país, a depressão atinge mais de 30 milhões de pessoas”, destaca.
Ainda, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que um bilhão de pessoas no mundo viviam com algum transtorno mental em 2019, segundo o último dado disponível. 15% dos adultos em idade ativa sofreram algum problema do tipo.
A Vereadora frisa que, enquanto o tema for tratado como tabu, não será superado. “Ansiedade, depressão, burnout, borderline, bipolaridade, Ciclotimia, TOC, TDAH (…). Enquanto falar sobre essas condições for um tabu, não as superaremos! Precisamos de profissionais saudáveis, precisamos de pessoas saudáveis, precisamos de um mundo saudável, fisico e mentalmente”finaliza.
Tendo em vista o atual cenário, o presente Projeto de Lei da vereadora tem como objetivo promover uma data para a conscientização sobre o tema. Neste, fica reconhecido o dia 10 de outubro como o “Dia de Promoção da Saúde Mental”, que deverá ser incluso no calendário de eventos do município de Santa Cruz do Sul. Alem disso, a referida semana tem por finalidade a promoção da realização de palestras, seminários, campanhas, rodas de conversa e outras ações por uma atenção especifica à questão do adoecimento psíquico da sociedade.
Para iniciar o debate sobre o tema, será realizada uma audiência pública no dia 06 de junho, às 18 horas, na Câmara de Vereadores. O evento contará com representantes do Hospital Ana Nery e Hospital Santa Cruz, Porta Voz do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Santa Cruz, representante da campanha Maio Fruta Cor, presidentes do Comite Municipal de prevenção ao suicídio e do conselho municipal da saúde, Psiquiatra Daniel Boessio e demais representantes do poder executivo.