Emoção marca inauguração da ampliação do Hospital Monte Alverne
Foi inaugurada, na manhã desta sexta-feira, 19, a ampliação do Hospital Beneficente Monte Alverne, que deve começar a funcionar já na próxima segunda-feira, 22. Com o novo centro de especialidades, a Casa de Saúde chega a mais de 2 mil m² de área total, em espaços mais amplos, modernos e com maior capacidade de atendimento. Os recursos vieram da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, da Câmara de Vereadores e de emendas parlamentares dos deputados federais Pedro Westphalen e Giovani Cherini.
Em seu discurso, a prefeita Helena Hermany foi aclamada após anunciar que, até o final deste ano, será implantado também o plantão SUS, em uma parceria entre a Administração Municipal e o Hospital Ana Nery, atendendo a um pedido histórico da comunidade. Ao comemorar “o começo de uma era de progresso e desenvolvimento para a saúde de Santa Cruz”, a prefeita ainda lembrou da apreensão existente em 2016, diante das ameaças de fechamento do hospital, e agradeceu ao então secretário municipal da Saúde, Henrique Hermany – hoje líder do Governo na Câmara de Vereadores -, que articulou a transferência da referência em otorrinolaringologia para Monte Alverne, viabilizando a sobrevivência do local. “Quando estendemos nossas mãos para cuidar uns dos outros, não há limites para o que podemos alcançar. Cada tijolo colocado representa um ato de amor e solidariedade que tornou isso possível. Hoje, o Hospital Beneficente Monte Alverne se consolida definitivamente como um polo regional de saúde pública”, disse, emocionada.
Durante o ato, o Rotary Clube Santa Cruz do Sul Cidade Alta entregou ao presidente do hospital, Lauri Storch, uma cadeira de rodas como doação à entidade. Após os pronunciamentos das autoridades, a cerimônia foi finalizada com uma bênção ecumênica e o descerramento da fita e da placa inaugural do novo Centro de Especialidades. Um almoço ainda foi servido aos presentes.
Confira pronunciamentos marcantes na inauguração:
Os deputados que enviaram emendas para que a obra do hospital garantisse os recursos necessários para sair do papel fizeram questão de comparecer na cerimônia de inauguração. Enquanto Cherini afirmou que Santa Cruz do Sul é um exemplo a ser seguido, destacando a importância da ampliação para a qualidade dos serviços prestados pela entidade hospitalar “em um momento onde a maioria dos hospitais de pequeno porte vêm tendo que fechar as portas”, Westphalen disse estar com “sentimento de dever cumprido com a comunidade que tanto merece” e avaliou que a realização deste sonho somente foi possível porque, em Monte Alverne, há forte envolvimento da sociedade com o poder público, em um “compromisso com a vida, na busca do bem comum”.
Representando a Assembleia Legislativa do RS, o deputado estadual Marcus Vinicius parabenizou a Administração Municipal pela importante conquista para a saúde de Santa Cruz do Sul e assegurou que “muitas cidades não têm um terço da infraestrutura que o distrito de Monte Alverne tem”, que oportuniza aos moradores “paz de espírito e qualidade de vida”. Esses atributos da localidade foram marcantes também no discurso do vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Elstor Desbessell, que contou ao público um pouco de sua história em Monte Alverne. Ao comemorar os avanços do hospital onde nasceu, Desbessell disse estar orgulhoso de fazer parte dos resultados promissores de sua terra natal: “volto às minhas origens com a certeza de que estamos fazendo o melhor pela nossa querida comunidade”.
A presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Bruna Molz, e a coordenadora regional de saúde, Mariluci Reis, em seus pronunciamentos, afirmaram que Santa Cruz do Sul é exemplo em prestação de serviços de saúde de qualidade. Bruna destacou os recursos destinados pelo Legislativo para garantir as boas condições dos serviços de saúde pública e viabilizar que o município seja referência para todo o Rio Grande do Sul. Mariluci, ao recordar as dificuldades enfrentadas há alguns anos, quando as especialidades eram todas encaminhadas a Porto Alegre, chamou a atenção dos presentes para a importância de ter atendimento especializado em um hospital localizado na zona rural e parabenizou a prefeita Helena pelo empenho.
O presidente da entidade hospitalar, Lauri Storch, reconheceu o trabalho de todos os colaboradores e endossou o discurso de que a comunidade do interior é privilegiada pela excelente instituição de saúde que tem à disposição, que atende pacientes não só de Santa Cruz do Sul, mas também de toda a região. Já o presidente do Instituto Regional de Especialidades (IRES), Antônio César Fontoura, agradeceu à atual Administração Municipal por não ter medido esforços para que o sonho se realizasse, em uma ampliação aprovada e edificada de um ano para o outro. “Graças a isso, nosso hospital está cada vez mais pujante”, comemorou, revelando que o IRES deve realizar 340 consultas mensais em otorrinolaringologia, enquanto em reumatologia acontecerão 240 atendimentos. Existe ainda a expectativa de que o espaço receba novas especialidades no futuro.