Santa Cruz do Sul – A Confraria Nativista recebeu homenagem da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul na noite desta segunda-feira, dia 19, numa proposição do vereador Licério José Agnes (PSD).
A mesa foi composta pela presidente da Confraria Nativista, Alessandra Gruendling; o vice-presidente da Confraria, Jaime Matias Schulz; o confrade mais antigo da Confraria, Alaor Canez; e o músico Neco Machado, representando todos os artistas que passaram pelo palco nestes 18 anos.
O vereador Licério Agnes destacou que a Confraria Nativista de Santa Cruz do Sul é uma irmandade, um encontro de amigos, que nasceu com o objetivo de apreciar a boa música do Rio Grande do Sul. Ela foi idealizada pelos amigos Luciano Reyes e Paulo Haussen, grandes admiradores e apreciadores da música gaúcha. A Confraria Nativista de Santa Cruz do Sul surgiu principalmente pelo desinteresse e o desconhecimento da comunidade santa-cruzense com a música regional gaúcha, ideia ventilada pela primeira vez ao final da 4º Mostra de Música Nativa em 2002.
Três anos mais tarde, a Confraria Nativista se tornou realidade. No dia 4 de maio de 2005, um grupo de pessoas, capitaneado pelos idealizadores, reuniu-se no CTG Laço Velho com o objetivo de criar a Confraria Nativista de Santa Cruz do Sul. Na ocasião, foi estabelecido o formato da Confraria, que passou a promover um encontro mensal com a apresentação de um cantor regional, sendo que cada um dos confrades colabora financeiramente para viabilizar a apresentação. A atração que se apresenta na Confraria Nativista é escolhida através de votação prévia realizada entre os confrades e confreiras.
Em seu início, a Confraria Nativista era composta por 25 confrades. A iniciativa cresceu e novos confrades foram adicionados ao projeto, que se mantém ininterrupto desde a estreia em 2005. Ao longo dos anos, o número de membros sofreu alterações, sendo que, atualmente, a Confraria possui 46 confrades e 6 confreiras, tendo como limite máximo estabelecido de 55 integrantes.
Em 10 de junho de 2005, no Parque de Eventos de Santa Cruz do Sul, ocorreu a primeira apresentação da Confraria Nativista, com o cantor e compositor Juliano Javoski. Nestes 18 anos de história, a Confraria Nativista produziu um DVD e dois CDs, com músicas interpretadas pelos artistas que estiveram abrilhantando o seu palco.
Os shows da Confraria são voltados a ouvintes atentos, que apreciam a boa música e mantém o silêncio durante as apresentações, em respeito aos músicos que lá estão se apresentando, diferente do público que frequenta os fandangos, com o objetivo de dançar para se divertir. A iniciativa é sempre muito elogiada pelos músicos convidados, principalmente pelo respeito com a arte desenvolvida, sendo que o bom nome da Confraria é levado por todos os artistas por todo o estado.
A Confraria Nativista já passou por diversos espaços em Santa Cruz do Sul, como o Parque de Eventos, CactusBeer, Associação Atlética Philip Morris, Clube União, Restaurante Vila Souza, sede da LKC Transportes, sede do Esporte Clube Avenida, Bierhaus, Restaurante Comabem, Restaurante Di Capri, Quiosque da Praça, Beerside, CTGs Tropeiros da Amizade, Estância Alegre e Rincão da Alegria, Taps Eventos e Clube dos Subtenentes e Sargentos, onde realiza suas apresentações atualmente.
Entre as mais de 150 edições, os nomes mais relevantes da música gaúcha estiveram em seu palco, além da música dos vizinhos Uruguai e Argentina. Além disto, a Confraria Nativista busca também valorizar os músicos locais e regionais, os quais recebem espaço através dos shows de abertura.
A entidade já foi presidida por Carlitos Hammes e Paulo Haussen (2005); Paulo Haussen (2006); Marco Antônio Brocardo Malheiros e Luciano Reyes (2007); Jorge Lau (2008); Francisco Luis (2009); Reno Schuh (2010); Luciano Reyes (2011); Ederson Fagundes (2012); Juvêncio Avelino Machado Pinheiro (2013); Sandro Prestes (2014); Luciano Reyes (2015); Alessandra Gruendling (2016 e 2017); Marcelo Rangel da Silva (2018); Flávia Willy (2019 e 2020); Daniel Christmann (2021 e 2022) e Alessandra Gruendling, atual presidente.
Agradecer
Em nome da Confraria Nativista, a presidente Alessandra Gruendling agradeceu a distinção da Câmara de Vereadores. Ela destacou a iniciativa dos idealizadores Paulo Haussen e Luciano Reyes e, em especial, os confrades e confreiras. “Não podemos esquecer também dos familiares que apóiam cada iniciativa e são um pilar importante. Bem como todos 97 os artistas que nos contemplaram com suas apresentações”, observou. Ela realizou a entrega de um mimo para cada ex-presidente.
O ex-presidente Luciano Reyes destacou que nas décadas de 80 e 90, havia uma carência de festivais em Santa Cruz do Sul, pela sua cultura nativista. “Fizemos na década de 90, três festivais de música nativista, que depois parou por falta de apoio. Posteriormente a gente tentou de novo. Mas, neste momento, se sentiu que havia gosto pela música nativista. E criamos um grupo que goste da música nativista”, relembrou.