Santa Cruz do Sul – O vereador Rodrigo Rabuske (PTB) subiu o tom de cobranças para a concessionária Sacyr a fim de cobrar soluções a respeito dos acessos na RSC 287, na região entre Linha Seival e o Acesso Grasel. Na condição de presidente da Frente Parlamentar de Acompanhamento da Duplicação da RSC-287, ele disse que ainda não recebeu nenhum retorno da empresa no tocante a esta situação.
Ela foi motivo de audiência pública da Frente na Câmara de Vereadores este ano e também esteve em pauta em outra audiência na Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa. O município de Santa Cruz, inclusive, destinou recursos para que o Conselho de Desenvolvimento de Pinheiral – CODEPIN, executasse um projeto técnico em relação a isso, material que foi encaminhado ao Governo do Estado e à concessionária, sendo que também não houve retorno.
“Não se tem garantia nenhuma de que vai ter acesso às localidades de Linha Seival, Pinheiral e também ao acesso Dona Leopoldina. E depois que a rodovia estiver duplicada não se consegue mexer em mais nada”, destacou Rabuske.
Ele salienta que até algum tempo atrás se falava com o diretor da companhia, Renato Bortoletti, porém, ele acabou sendo remanejado dentro da empresa. “Quem vai garantir que os moradores de Linha Seival não terão seu acesso fechado e serão submetidos a fazer o retorno no pedágio, tendo que arcar com este custo?”, questionou.
Rabuske destaca que o assunto está inclusive com o Ministério Público, mas que a comunidade espera ansiosamente por respostas, a fim de que possa ter uma resposta resolutiva para o problema. “E este não é um problema só nosso. As outras comunidades também vão enfrentar e terão a mesma dificuldade. Por isso, queremos manter esta conversa conjunta entre a comunidade, o município, o Governo do Estado e a própria concessionária, a fim de chegarmos numa solução”, observou.
Estradas
Rodrigo Rabuske voltou a cobrar da Secretaria de Obras a manutenção das estradas do interior, em especial, nas localidades de Linha Nova, no acesso pela Travessa Rabuske. Também o Buraco do Caranguejo, Rincão do Sobrado, Travessa Rabuske, Travessa Schwerz e São José da Reserva. “Existem casos de estradas que estou cobrando pela quinta semana consecutiva e nada foi feito. É preciso o patrolamento das estradas, a abertura das valetas e colocação de material para que elas se mantenham por mais tempo”, observou.
Rodrigo ainda solicitou uma atenção para a localidade da várzea de Linha Seival, onde a estrada foi levantada – em função de plantações de arroz dos dois lados – mas que carece de bueiros para escoamento da água entre os dois lados.
Por fim, Rodrigo Rabuske ainda solicitou uma operação tapa-buracos no asfalto que se concentra a escola, posto de saúde, ginásio de esportes, de Linha Pinheiral, além de sinalizações. “É preciso revitalizar o asfalto que se encontra muito deteriorado, assim como a sinalização da via, que está bem desgastada”.