Alberto Heck quer mais informações sobre o programa Bolsa Família em Santa Cruz
O vereador Alberto João Heck (PT) aprovou um pedido de informações de sua autoria, na sessão da Câmara de Santa Cruz do Sul desta segunda-feira, dia 27, que visa obter mais detalhamento sobre o programa Bolsa Família em nível local, aproveitando a divulgação dos valores recordes em todo o país. Heck quer saber da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte, um pouco mais sobre as 5.288 famílias beneficiadas, que injetam no Município R$ 3,5 milhões.
Para obter tais dados, Heck faz várias perguntas em seu expediente. Qual a distribuição numérica de famílias por bairros e localidades do município? Do início de 2019 até o momento, quantas famílias, que estavam no programa, deixaram de receber o benefício e quais os motivos para o corte das mesmas? E ainda, quais as maiores dificuldades para cadastrar as famílias no programa Bolsa Família em Santa Cruz do Sul?
Queremos nos manter atualizados com o desenvolvimento do programa Bolsa Família em Santa Cruz do Sul, especialmente com o início de uma nova gestão no Governo Federal, buscamos informações sobre o programa em nível local, salientou Heck. Tais subsídios podem colaborar no bom andamento do programa, naquilo que nos couber como representação legislativa, acrescentou.
Painéis de energia solar nas escolas
Foram mais cinco expedientes encaminhados pelo vereador petista, todos aprovados na sessão do dia 27. Um segundo pedido de informações ao Executivo, quer saber sobre o processo de instalação de painéis de energia solar, que geram eletricidade a partir da luz natural do Sol, nas escolas municipais, valores investidos e previsão de implantação em novos educandários.
A Prefeitura Municipal anunciou que está implementando estes equipamentos nas EMEIs e EMEFs, o que acreditamos ser muito positivo, seguindo os devidos critérios técnicos e administrativos, salientou Heck. “Para obtermos mais subsídios e colaborar na expansão desta importante forma de economia financeira e, também, cuidado ambiental, revertendo à população através de benefícios diretos e indiretos pelo uso da energia solar nas escolas municipais, estamos solicitando algumas informações”, completou.
Quanto recurso para o futebol amador
O terceiro pedido de informações visa obter detalhamento sobre os recursos financeiros que o Executivo repassa para as entidades de futebol amador do Município e como é realizada a prestação de contas pelas Ligas e Associações. Nosso propósito é contribuir com a transparência no uso destes recursos, que são tão importantes para as entidades realizarem os campeonatos amadores, justificou Heck
“O futebol amador tem uma importância muito grande em nosso Município, pois as Ligas e Associações são organizadas nas comunidades com a participação de muitas pessoas, tudo em prol do esporte, que é um grande espaço de convivência e recreação para os bairros e interior”, ressaltou Heck.
Academia ao ar livre em Linha Nova
Alberto Heck indicou, ainda, que seja instalada uma academia ao ar livre em Linha Nova, nas proximidades da EMEF Félix Hoppe e do Ginásio Monumenthal. Heck argumentou que todos sabem que praticar atividade física regularmente traz enormes benefícios à saúde e, em consequência, previne várias doenças, mas, também, são de amplo conhecimento as dificuldades que as pessoas encontram para se exercitar, por vários motivos.
A instalação de uma academia ao ar livre irá facilitar e estimular, em muito, a prática do exercício físico na comunidade de Linha Nova, em especial, nas proximidades da Escola Municipal Félix Hoppe e do Ginásio Monumenthal, um local de bom fluxo de pessoas, apontou Heck.
Congratulações à Lifasc e suas soberanas
O vereador petista encaminhou, também, duas moções de congratulações, uma delas à nova corte da Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul – LIFASC, eleita no dia 18 de março, no Ginásio Monumenthal de Linha Nova, tendo como Rainha, Camila Eduarda Schaefer, representante do Linha Nova; 1ª Princesa, Fernanda Lais Hauth, representante do Aliança; 2ª Princesa, Fabiane Rech, representante do São José de Monte Alverne, e Simpatia, Francyele Cristina Kessler, representante do João Alves, estendendo os cumprimentos à equipe da LIFASC, organizadora do evento, e também às torcidas destaques dos clubes Linha Nova e Aliança.
O futebol amador em Santa Cruz e região há décadas é um agregador comunitário através do esporte, explicou Alberto Heck. Eventos como a escolha das soberanas da LIFASC já se tornaram uma marca, ampliando a capacidade de mobilização dos jogos, promovendo os clubes, suas torcidas e também atletas, destacou. Foi uma grande felicidade que o acontecimento se deu no Ginásio Monumenthal de Linha Nova, comunidade de onde saiu a rainha escolhida, além de uma das torcidas destacadas, afirmou.
Congratulações ao Carnavalesco Edinei
Pro fim, Heck aprovou uma moção de congratulações ao carnavalesco Edinei Martins, fundador e dirigente da Escola de Samba Imperadores do Ritmo, que completou seus 18 anos de criação em 2023. Atuante na cidade desde 1998, Edinei Martins é uma personalidade de destaque no meio carnavalesco e da cultura popular santa-cruzense, lembrou Heck.
Edinei mantém um vínculo direto com o carnaval local, através de escolas do passado, como a 13 de Maio e a Mais Querida, rememorou Heck. Ele foi fundador e presidiu a Escola de Samba Imperadores do Ritmo, que no último 14 de março atingiu a “maioridade”, completando 18 anos de criação, projetando-se como uma das mais importantes agremiações carnavalescas de Santa Cruz do Sul, acrescentou o vereador.