Notícias

Audiência pública aprova formação de Comitê Pró-Institutos Federais para mobilizar a região

Santa Cruz do Sul – Vereadores, entidades representativas, autoridades, sindicatos, profissionais da educação e membros da comunidade se mobilizaram para participar da audiência pública que debateu a possibilidade de instalação de um Campus da Rede de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) no Município, realizada nesta quarta-feira, dia 23, às 19h, na Câmara de Vereadores. 

Como resultado da audiência, chamada conjuntamente pela Frente Parlamentar Pró-Instituto Federal em Santa Cruz do Sul, da Câmara e pela Comissão de Educação, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa gaúcha, foi aprovado à formação de um Comitê Regional Pró-Instituto Federal em Santa Cruz do Sul. A Frente Parlamente possui agora o prazo de 10 dias para montar o Comitê a partir do recebimento dos nomes do titular e suplente das entidades que desejarem fazer parte da iniciativa.

A audiência pública foi presidida pelo deputado estadual (PT) Valdeci Oliveira e contou na mesa com a participação do vereador e presidente da Frente Parlamente Pró-Instituto Federal em Santa Cruz do Sul, Alberto João Heck (PT), do vice-prefeito Elstor Desbessell, da reitora do Instituto Federal Farropilha – IFFar, Nídia Heringer, da vice-reitora do Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul, Veridiana Krolow Bosenbecker, do diretor regional da UERGS, José Antônio Kroeff Schmitz, da vereadora e membro da Frente Parlamentar, Nicole Weber (PTB), do professor da UNISC João Pedro Schmidt e da vereadora de Vera Cruz, Cira Kaufmann.              

Tanto a reitora do IFFar como a vice-reitora do IFSul apresentaram as estruturas de cada uma das redes de institutos, como surgiram e o que oferecem aos estudantes. Ambas ressaltaram que os IFs significam educação pública, gratuita e de qualidade aos alunos com menos condições econômicas, por isso estas escolas técnicas representam uma mudança na vida das pessoas que as frequentam, já que a formação profissional e humana tem garantido lugar no mercado de trabalho.    

Todas as 11 pessoas do público que ocuparam a tribuna na audiência se manifestaram favoráveis a vinda de um IF para Santa Cruz do Sul, salientando que o educandário irá trazer desenvolvimento para a região, destacando desde aspectos econômicos como geração de empregos até a educação de excelência para os jovens trabalhadores que mais necessitam.

Por Veridiana Mello – Assessoria do vereador Alberto Heck (PT)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo