Notícias

Doralino Rosa quer uso de drone para combater a dengue em SCS

Santa Cruz do Sul – Na sessão da Câmara de Santa Cruz do Sul nesta segunda-feira, dia 20, o vereador Doralino Silveira da Rosa assumiu a vaga do Partido dos Trabalhadores para levar à tribuna algumas demandas de interesse da comunidade. Doralino encaminhou e aprovou cinco expedientes. Uma indicação solicita que a Prefeitura Municipal utilize tecnologia de satélite e drones para coleta de imagens em alta resolução, possibilitando identificar focos de larvas do mosquito da dengue e evolução de seu ciclo, atuando tanto preventivamente como ostensivamente, conforme indicado num trabalho do Laboratório de Empreendedorismo e Práticas Comunitárias, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
Doralino fez o pedido ao Município baseado no trabalho dos acadêmicos do curso de farmácia, Carlos Rafael Lucas Ebert, e do curso de psicologia, Neuza Gonçalves Braga, que abordaram o combate à dengue em Santa Cruz do Sul, aproveitando-se que a empresa Topcart está trabalhando para a Prefeitura de Santa Cruz do Sul com o fornecimento de imagens de satélite e de drones, para o geoprocessamento. Os alunos propõem que a Administração Pública utilize tais equipamentos e tecnologia para coletar e processar imagens de alta resolução, capazes de mapear as áreas de risco relativas ao desenvolvimento da dengue.
Os acadêmicos da Unisc que foram orientados pelo Professor Charles Varlei Neu, em um trabalho desenvolvido no ano de 2021, avaliam que usando tais recursos, seria possível identificar a presença de focos de larvas do mosquito Aedes Aegypti, bem como a evolução de seu ciclo, atuando tanto preventivamente como ostensivamente. 

Informações Sobre a Dengue
Ainda preocupado com o recrudescimento da dengue no Município, Doralino encaminhou um pedido de informações para saber quais as medidas adotadas, nas últimas semanas, pela Administração Municipal para prevenir a possibilidade de elevação de casos de dengue em Santa Cruz do Sul e o alerta sobre novos casos da dengue tipo 2 no Rio Grande do Sul. 
Temos notícias preocupantes sobre um crescimento no número de casos de dengue em municípios próximos, como Encantado, no Vale do Taquari, e também o alerta de autoridades e especialistas sobre o registro de novos casos da dengue tipo 2 no Estado, deixando de sobreaviso os setores da saúde por todo o nosso RS, justificou Doralino. Desse modo, por diversos fatores, Santa Cruz pode ser afetado e acarretar um aumento significativo de casos e também de dengue tipo 2, salientou.

Sessão Solene para o SCB União
Doralino Rosa requereu, ainda, a realização de uma sessão solene para homenagear a Sociedade Cultural e Beneficente União (SCB União), que completará, em 1º de julho próximo, 100 anos de sua fundação. Segundo o vereador petista não há quem não saiba a importância da Sociedade Cultural e Beneficente União (SCB União) para Santa Cruz do Sul. Inúmeros eventos ocorreram – e estão a ocorrer – ao longo deste um século de existência da agremiação. Desde momentos festivos familiares e comunitários, casamentos, aniversários, bailes, concursos, até encontros, palestras e apresentações de cunho educativo e cultural, completou. 
O União desempenhou, também, um papel notável através do seu time de futebol, abrindo espaço para atletas negros, e da sua Escola de Samba Acadêmico do União, diversas vezes campeã do Carnaval santa-cruzense e destaque na região, promovendo o nome de Santa Cruz do Sul, ressaltou o vereador. Mas, sobretudo, o clube, é uma das maiores manifestações da presença e também resistência negras em Santa Cruz do Sul desde os primórdios do município, continuou ele. 

Homenagem ao GT-Afro e a Lei 10.639
O vereador Doralino Rosa encaminhou, também, uma moção de congratulações ao Grupo de Trabalho Pela Promoção da Comunidade Negra em Santa Cruz do Sul, também conhecido como GT-Afro, homenageando-o pelos seus 20 anos de fundação. O GT-Afro foi criado em 2003 para apoiar a implementação da Lei Federal 10.639, que entrou em vigor naquele ano e alterou a Lei de Diretriz da Educação, tornando obrigatória a inclusão da história e cultura afro-brasileira na grade curricular do ensino fundamental e médio. Neste sentido, queremos comemorar, também, os 20 anos da Lei Federal 10.639, disse Doralino. 
“Desejamos a todos os integrantes do GT-Afro, muito êxito na sua caminhada pela inclusão e valorização das pessoas, da história e da cultura negra santa-cruzense. Também queremos parabenizar o grupo pelo seu trabalho de conscientização e combate ao racismo estrutural, através de inúmeros eventos públicos, posicionamentos na imprensa e palestras nas escolas”, destacou Doralino.
Queremos reconhecer a luta do GT-Afro, especialmente, no Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, celebrado nesta terça-feira, 21 de março, ressaltou o vereador. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao Massacre de Sharpeville, que ocorreu na África do Sul em 1966 e deixou 69 vítimas fatais. Visa reconhecer a luta e as conquistas de direitos sociais para a população negra.   

Antecipação do 1º vale-transporte
Por fim, Doralino solicitou à Prefeitura Municipal que antecipe para o início efetivo do trabalho dos servidores empossados ou contratados, disponibilizando-lhes, desde o primeiro dia, o devido vale-transporte, possibilitando os deslocamentos necessários via transporte coletivo.
“Temos recebido solicitações para que peçamos a Prefeitura à antecipação do vale-transporte, pois pessoas com baixa renda, desempregadas há mais tempo ou enfrentando outro contratempo financeiro, não têm disponível o recurso para custear o transporte coletivo no primeiro momento, implicando enormes dificuldades e situações constrangedoras, como solicitar dinheiro emprestado”, explicou Doralino.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo