EMEF Vidal de Negreiros lança o projeto Ler em Família
A manhã deste sábado, 17, foi um momento de reencontro com os livros para a comunidade escolar da Emef Vidal de Negreiros, de Cerro Alegre Baixo. Era o lançamento do projeto Ler em Família.
A programação iniciou com um momento de formação com os professores da instituição sobre jogos pedagógicos. A proposta da escola é, através da aprendizagem significativa, garantir o desenvolvimento dos estudantes.
Na sequência, pais e alunos puderam conhecer o funcionamento da proposta, que tem como objetivo principal disponibilizar materiais para crianças e adultos lerem em suas casas, incentivando o hábito de ler em família.
A apresentação da iniciativa foi realizada pela diretora Juliana Breunig. Ela ressaltou a importância da família na formação do hábito de leitura da criança, além do fortalecimento de vínculo. “Ler na presença dos filhos e compartilhar experiências de leitura pode inspirá-los a seguir o exemplo”, afirmou.
Na prática, a ação funcionará da seguinte forma.
Estudantes do primeiro ao quinto ano receberão sacolas, chamadas de ecobags, contendo um livro para o adulto e um livro para a criança, mais revistas, jogos pedagógicos e gibis, para levarem para suas casas, podendo ficar com o material por uma semana a cada quinze dias. Após, a ecobag é devolvida e repassada a outros colegas da turma.
A expectativa, segundo a diretora, é atender cerca de 135 crianças, atingindo mais de 500 pessoas, incluindo as famílias.
Contente com a sacola colorida, a garotinha Antônia Hermes Silveira, de 7 anos, que já tem fama de boa leitora na instituição, agora vai envolver os pais na aventura de ler. “Adoro ler com o pai e a mãe”, revelou. A mãe, Caroline, também aprovou. “Este projeto é maravilhoso porque promove a interação entre pais e filhos. A gente sempre lê para ela e com ela, e é um momento em que o celular é deixado de lado para se dedicar à leitura”, contou.
Após a apresentação do projeto e a distribuição das sacolas, as crianças tiveram um encontro com a escritora Valquíria Ayres Garcia, que desenvolveu a atividade de contação de histórias e as possibilidades de interação.
O secretário de Educação, Wagner Machado, falou da importância do projeto na comunidade escolar. “Mais do que simplesmente dilatar o repertório dos alunos, este projeto resgata, amplia e em alguns casos até cria vínculos familiares, tão necessários nos dias atuais. Usar a leitura como ferramenta de aproximação das famílias é elogiável”, declarou.
O projeto conta com a parceria das costureiras do Grupo do Bem, que confeccionaram 70 sacolas, e Fundo de Desenvolvimento Social Sicredi, que financiou o projeto.
Elefante Letrado
A EMEF Vidal de Negreiros aplica a plataforma Elefante Letrado, adquirida pela Secretaria Municipal de Educação. Uma espécie de biblioteca virtual interativa. Ela possibilita verificar os livros lidos e se realmente a leitura foi efetiva, bem como o possível grau de dificuldade do aluno na leitura. Ao final de cada trimestre, na Escola Vidal, os três alunos de cada turma que mais leram recebem certificados.