Futsal para surdos define campeão brasileiro em Santa Cruz do Sul
O feriado de Tiradentes (21/04) marcou o primeiro dia de jogos do Campeonato Brasileiro de Futsal para surdos, em Santa Cruz do Sul. A abertura do evento ocorreu pela manhã, no Ginásio Poliesportivo Arno João Frantz (Arnão). Os jogos terminam no sábado (22).
Com delegações do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Amazonas, Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina, o campeonato está sendo disputado nas categorias masculino e masculino master. O Ginásio Jaime Fernandes de Siqueira está sediando as partidas do Campeonato Estadual de Futsal Feminino para surdos.
A presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), Diana Kyosen, destacou a grande estrutura que Santa Cruz do Sul dispõe para a realização do evento. Ela salientou que o apoio do Município e do 7º Batalhão de Infantaria Blindado à programação, com a disponibilização de alojamento gratuito aos atletas, foi um dos fatores determinantes para a cidade sediar o evento. “Muitos dos competidores não têm apoio ou uma bolsa, isso valoriza a inclusão da pessoa surda”.
Conforme Diana, a competição na modalidade Master também servirá de parâmetro para a convocação dos atletas que irão participar do Mundial da categoria que será realizado pela primeira vez no Brasil, em julho do próximo ano.
Diana destaca que o apoio de Santa Cruz do Sul foi decisivo para o aumento do número de estados na competição, de cinco, na edição do ano passado no Rio de Janeiro, para oito na presente. “Queremos mostrar à sociedade que temos direitos iguais e que é importante que os governos apoiem e deem incentivo”, afirmou.
Presente à abertura do evento, o secretário de Relações Institucionais e Esporte de Santa Cruz do Sul, Everson Carvalho de Bello, saudou a escolha do município como sede da competição. “Estamos vibrando com a oportunidade de unir três de nossas principais forças: vocação para o turismo; organização de grandes eventos e o cuidado com as pessoas, através da inclusão”, declarou.
Laura Andreazza pratica o futsal há seis anos e participa do Campeonato Estadual de futsal feminino por Caxias do Sul. Ela viu no esporte uma forma de interagir e quebrar paradigmas, abrindo portas para outras meninas surdas poderem participar da modalidade. “É importante para o empoderamento feminino. Ainda temos um grupo pequeno e precisamos de mais incentivo para que outras gurias venham participar”, avaliou.
Paulo Alexander está no evento com uma missão dupla: ele irá defender os times masculino e masculino master da Federação Mineira Desportiva dos Surdos. Ele espera ter um bom desempenho ao longo dos jogos para conquistar novamente uma convocação para o Mundial Master do ano que vem no Brasil.
Participando de competições há bastante tempo, Alexander considera o campeonato um momento emocionante de troca e reencontro com amigos. Ele considera que os campeonatos são importantes para estimular a prática esportiva entre a comunidade surda. “Temos muita força de vontade, não importa ganhar ou perder. O principal é a visibilidade e o incentivo ao esporte para surdos”, concluiu.
O evento é organizado pela Federação Desportiva de Surdos do Rio Grande do Sul, Associação dos Surdos de Santa Cruz do Sul e Santa Cruz Futsal, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Relações Institucionais e Esporte. Os jogos tem entrada franca. Durante a competição, a organização estará arrecadando alimentos não-perecíveis.