Santa Cruz do Sul – O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, Gerson Trevisan (PSDB), recebeu a comitiva do bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul e os 170 anos em Santa Cruz do Sul. Estiveram presentes o coordenador Paulo Trinks, responsável pela comissão em Santa Cruz do Sul – onde se celebra os 175 anos – e o outro integrante da Secretaria de Cultura, o professor Nasário Eliseu Bohnen; Rafael Gessinger, coordenador estadual da programação e Chris Muller, coordenadora da Assessoria Internacional na UNISC.
O objetivo foi apresentar ao Legislativo Santa-cruzense as atividades a serem desenvolvidas na programação do ano, além de alinhavar algumas ações em conjunto com o Legislativo. Paulo Trinks entregou ao presidente Gerson um ofício com um pedido para que sejam realizadas sessões alusivas às datas, que ocorrem ao longo de 2024.
“O objetivo é ter apoio dos representantes do Poder Legislativo Municipal, quanto o reconhecimento público ao povo alemão, sua bravura, tal qual o hino municipal já indica, bem como todos os imigrantes que compõem e constroem ao longo dos séculos a nossa região e estado”, cita Trinks.
Segundo ele, este ato “é uma forma de homenagear a cultura germânica que advém da colonização e é marca da nossa cidade e está viva nas ruas, escolas, igrejas, lares, festividades municipais e na vida das pessoas, seja no meio rural ou urbano.”
Trinks disse ainda que a Câmara de Vereadores é um espaço de representação de todas as vozes do município e por isso, recomenda que o ato público possa ser realizado, preferencialmente em julho, quando da comemoração do bicentenário, no dia 25 de julho.
O presidente Gerson Trevisan disse que pretende levar o pedido aos demais vereadores, uma vez que como presidente não tem regimentalmente, a prerrogativa para propor uma sessão solene, a fim de que estes possam ser os autores desta sessão.