Hardi Panke articula repasse de sensor de monitoramento do Rio Pardinho à SEMA
Santa Cruz do Sul – O ex-vereador e líder comunitário de Hardi Lúcio Panke comemorou a aprovação, pela Câmara de Vereadores, do repasse do sensor de monitoramento de água do Rio Pardinho pelo município de Santa Cruz do Sul à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura. Ele será instalado no município de Sinimbu (RS), com a finalidade de monitorar o Rio Pardinho.
Hardi, que fez a articulação junto aos líderes de partido para que a matéria fosse votada em regime de urgência, destacou que o equipamento, importado da Dinamarca pelo município, vai ser fundamental para monitorar a vazão do Rio Pardinho. “Via aplicativo no celular teremos aos dados de vazão do Rio Pardinho, beneficiando a comunidade de Santa Cruz do Sul”, destaca.
O equipamento vai auxiliar a atuação da defesa Civil no Rio Pardinho que, historicamente apresenta cheias que ocupam a área do bairro Várzea, cujo volume tem origem, principalmente na confluência de diversos córregos, antes de Sinimbu, e que, ao detectar a subida abrupta a montante, teremos um tempo de resposta para instalar medidas que resguardem a população.
Em Sinimbu já existe uma plataforma de coleta de dados meteorológico, pertencente a Sema-RS, que monitora o nível do rio e nível de chuva. A sonda de medição do nível do rio está sem funcionar há mais de dois anos, dificultando o monitoramento, sendo esse equipamento em substituição à sonda existente.
O vereador e líder do Governo, Henrique Hermany, disse que o trabalho de Hardi Lúcio Panke em prol da comunidade é muito importante, especialmente quando se trata do Rio Pardinho. “Este equipamento será fundamental para o monitoramento das cheias e um aliado da Defesa Civil”, observa.