PolíticaNotícias

O “super acordo” que pode tornar Bolsonaro elegível

Você ainda tá planejando seu 2025? Porque já tem gente que tá de olho em 2026. Um grupo de deputados do PL, com o apoio de parte do Centrão, está se movendo para trazer Bolsonaro de volta para a política.

O ex-presidente está inelegível até 2030 por uma decisão do TSE, que o condenou por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, acusado de levantar suspeitas sobre as urnas em um evento oficial — o que o desenquadra da Lei da Ficha Limpa.

Não à toa, agora, os membros da direita em Brasília estão querendo discutir uma mudança na Lei da Fica Limpa. O grande objetivo é trazer Bolsonaro de volta para o jogo.

A principal ideia é emplacar uma proposta que reduziria a pena de crimes eleitorais de 8 anos inelegível para 2 anos inelegível. Para valer em ‘26, o Congresso teria que aprovar até outubro.

Enquanto a incerteza fica no ar, outras figuras já veem oportunidade de ocupar o lugar caso Bolsonaro não consiga, como Gusttavo Lima, Pablo Marçal e o governador de SP, Tarcísio de Freitas. Jair ainda cogita Flávio e Michele Bolsonaro.

Esse tipo de “acordo” não é novidade. Em 1997, o Congresso mudou as regras de reeleição para permitir que Fernando Henrique Cardoso disputasse um segundo mandato. Na época, até houve denúncias de compra de votos — mas o projeto foi aprovado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo