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Plataforma Santa Cruz Qualifica vai auxiliar pessoas em busca de oportunidades de emprego

Uma ferramenta que vai ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade a encontrar vagas de emprego, ou melhor, uma oportunidades de trabalho. Trata-se do Santa Cruz Qualifica, uma plataforma desenvolvida pela empresa JTI e pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, como parte integrante de um dos eixos do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho).

A plataforma foi entregue na tarde desta sexta-feira, 14, pela supervisora de Projetos Sociais da JTI, Marinês Kittel, e pela especialista de Planejamento e Análise da empresa, Aline Goulart Dias, ao secretário municipal de Desenvolvimento Social, Everson Carvalho de Bello. Também participaram da entrega a coordenadora do Acessuas, Luciana Back, a cordenadora do Departamento Técnico de Gestão do Suas, Cristine Gass, e o técnico em Tecnologia de Informação, Rafael Pauli.

A ferramenta consiste em um sistema que interliga os dados entre usuários, serviço público e as empresas do município interessadas na contratação de recursos humanos. Em síntese, é uma espécie de banco que reúne uma série de informações referentes ao Programa Qualifica Santa Cruz, que antes estavam dispersas.

Segundo Luciana Back, a plataforma deverá facilitar muito a vida de pessoas que hoje, em razão de uma série de condições, encontram dificuldades de acesso ao mercado formal de trabalho. “A plataforma vai fazer esta ponte entre os alunos egressos dos cursos de qualificação oferecidos pela prefeitura e as empresas que estiverem em busca de mão de obra. Também vai ajudar nosso público que nem sempre tem aceso às tecnologias para poder encaminhar um currículo pela internet”, explicou.

Em uma aba, será possível apurar de forma rápida quantos cursos de capacitação estão acontecendo, o número de usuários participantes e qual a assiduidade deles. Os dados serão abastecidos pelos Cras Integrar, Central e Beatriz Frantz Jungblut, abarcando todo o território do município. Com isso, além obter estatísticas e fazer comparativos ano a ano, a ferramenta também vai facilitar o planejamento de ações.

Em outra aba, que será disponibilizada para as empresas parceiras, constará um banco de dados reunindo o currículo de candidatos a procura de uma chance de emprego. Aqueles que autorizarem a publicação constarão nesse banco com informações como escolaridade, objetivo profissional e nível de experiência. A empresa poderá escolher entre os candidatos, aqueles que melhor se adequarem ao perfil desejado.

Voluntariado – A plataforma foi desenvolvida pela JTI dentro do Programa Voluntários do Bem, que existe desde 2019, e que reúne hoje cerca de 40 colaboradores. Além de ações mais tradicionais como arrecadação de materiais diversos para distribuição junto a entidades que atendem famílias em situações de vulnerabilidade, em datas especiais, como Páscoa, Dia das Crianças, Natal e outras, a iniciativa visa o compartilhamento de conhecimentos em diversas áreas. A JTI atualmente é parceira do Município também no Projeto Melodia dos Anjos.
Durante o ato de entrega, o secretário Bello, que está se despedindo da área social para comandar a Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Esporte, agradeceu a colaboração da JTI, disse que parcerias são necessárias e falou da importância da continuidade dos projetos para o bem da comunidade. “Temos que seguir evoluindo enquanto poder público para que iniciativas desta relevância tenham continuidade, sejam vistas com carinho e tornem-se políticas permanentes”.

Foto: Jaime Fredrich

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