Prefeitura cede terreno para a Associação Genoma Santa Cruz
A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, sancionou na tarde desta quarta-feira, 5, lei autorizando o Município a ceder um imóvel para uso da Associação Genoma Santa Cruz. O ato ocorreu no Salão Nobre do Palacinho, com a presença de secretários, vereadores, representantes da entidade, alunos e familiares.
O terreno cedido pela prefeitura totaliza 21.830,80 metros quadrados e está localizado no Bairro Dona Carlota, na esquina das ruas David Severo Mânica e Victor Frederico Baumhardt, onde funcionava o antigo Horto Municipal. Com a cedência, a Associação Genoma Santa Cruz pretende construir no local até dois campos de futebol para treinamento e realização de partidas. “A gente recebe isto como um reconhecimento ao nosso trabalho, era um pedido nosso, já que estamos há 13 anos em atividade e não dispomos de área própria, o que nos gera um alto custo com pagamento de aluguel”, disse o coordenador técnico da entidade, Leandro Carlz. Segundo ele, no futuro a ideia é atender mais alunos.
Durante a cerimônia, o líder do governo no Legislativo, Henrique Hermany, que intermediou o pedido da entidade junto ao Executivo, ressaltou a legitimidade da causa e agradeceu ao poder público pela sensibilidade em atender uma proposta que, em sua avaliação, é motor de transformação social. “Independente de bandeira partidária, os vereadores reconheceram a importância desta causa e aprovaram o projeto por unanimidade. O esporte é isso, a ferramenta mais importante e poderosa para fazer com que as crianças e jovens fiquem longe das drogas e do crime e tornem-se cidadãos de bem”.
Também a prefeita Helena Hermany reforçou a contribuição do Genoma Santa Cruz na formação de crianças e jovens por meio de uma ocupação saudável como o futebol e, olhando para os pais que acompanhavam a cerimônia, falou da importância da participação deles na vida dos filhos. “Às vezes o pai ou a mãe trabalham demais e falta tempo, mas não podemos nos descuidar das nossas crianças, temos que estar ao lado delas”, aconselhou. Já o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Everson Carvalho de Bello, referiu-se ao esporte como fonte de saúde e mencionou a magnitude do projeto.
Atualmente a Associação Genoma Santa Cruz aluga três espaços para treinamento, sendo o principal deles localizado no Bairro Várzea, onde são realizados os jogos de futebol. A entidade possui cerca de 250 alunos, com idades entre 5 e 15 anos, e desde 2014, através de convênio com a prefeitura, recebe recursos para custeio de arbitragem, compra de uniformes e outras necessidades.
A partir de agora os dirigentes deverão empreender esforços na busca de parcerias e de recursos para a obra. A prefeita se comprometeu também a ajudar na infraestrutura.
Fotos: Isadora Oliveira