Secretaria avalia números da segurança pública municipal em reunião
As atividades da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob) durante os meses de abril e maio de 2023 foram o tema de reunião realizada na tarde desta quarta-feira (07/06), no Auditório da Procuradoria-Geral do Município de Santa Cruz do Sul.
A apresentação faz parte do Programa Aferir, que analisa mensalmente os resultados alcançados pela secretaria em suas diversas atribuições.
A abertura do evento foi conduzida pelo titular da Sesmob, secretário Valmir José dos Reis. Foram apresentados os índices de nove operações desempenhadas pela pasta: Comunidade Segura, Paz Social, Mobilidade, Operação Integrada e Estacionamento Rotativo, no eixo Aplicação da Lei; e Ronda Escolar, Defesa Social, Obra Segura e Ponto Fixo, no eixo Prevenção.
De forma geral, Reis avalia que os números demonstram uma tendência positiva, com o aumento da sensação de segurança no município, um dos principais objetivos da gestão da prefeita Helena Hermany. Ainda foi destacado o esforço concentrado em rondas escolares durante o mês de abril, em virtude dos episódios de violência em instituições de ensino que assolaram o país naquele período.
A análise dos dados apresentados pelo Aferir também indicou a redução nos casos de prisão, furtos e roubos registrados pela Guarda Municipal, numa demonstração de que Santa Cruz do Sul mantém-se como um reduto de baixa criminalidade. De acordo com o secretário, o trabalho do Centro Integrado de Comando e Controle (CEICC), através do videomonitoramento da cidade, também tem contribuído para a efetividade das ações da secretaria, auxiliando na identificação de indivíduos e situações suspeitas.
A programação contou ainda com palestra proferida pelo chefe da Delegacia de Polícia Federal de Santa Cruz do Sul, delegado Mauro Lima Silveira, abordando o tratamento legal a indígenas e estrangeiros, entre outros temas de interesse dos servidores da secretaria. Conforme Reis, a Sesmob continuará com a realização de ações educativas para coibir situações de perturbação da ordem e do sossego públicos, através de operações integradas com as forças de segurança do Estado e outras secretarias municipais.