Notícias

Uniãozinho comemora seu centenário com celebração e homenagens

O clube beneficente União, uma das primeiras sociedades culturais negras do estado, comemorou neste sábado, 01, seus 100 anos de atuação em atividades esportivas, recreativas e artísticas voltadas ao cultivo e fortalecimento da cultura afrodescendente em Santa Cruz do Sul e região. Homenagens e um coquetel marcaram a data em uma celebração realizada em sua sede, no Bairro Goiás, que contou com a presença de vários convidados, como a prefeita do Município, Helena Hermany, o secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, o líder do governo na Câmara, vereador Henrique Hermany, além de sócios do clube e simpatizantes da causa.

Pessoas que contribuíram com a Sociedade Cultural Beneficente União ao longo destes anos foram agraciadas no evento. Uma delas foi a prefeita Helena, que há anos é sócia e apoiadora. Convidada para um pronunciamento, ela parabenizou todos que fizeram parte da história do clube, destacando o papel das famílias que passam a tradição de geração em geração. “Vemos como o Uniãozinho sabe valorizar o passado e trazer a juventude para manter o clube ativo e forte”, disse, ao desejar “vida longa a esse que é um clube de resistência tão querido, que orgulha tanto a nossa cidade”.

Outras pessoas que tiveram papel importante na trajetória do União também foram homenageadas, entre elas Adão Francisco Pedroso, que recebeu o título de presidente de honra da entidade. Durante o evento, ainda foram abertas as portas da biblioteca que está sendo construída na sede do clube, com um acervo que contempla a história da população negra no combate à escravidão, ao racismo e às diferenças formas de violência às quais, historicamente, pessoas de pele preta foram submetidas.

Emocionada, a presidente da Sociedade, Marta Regina dos Santos Nunes, lembrou de muitas dificuldades enfrentadas pelo União e, com alegria, destacou os avanços conquistados com esforço pelos atuais integrantes e pelos antepassados: “Estou muito orgulhosa da nossa diretoria, da comissão de carnaval, dos nossos projetos, da juventude assumindo funções. É assim que a gente dá continuidade, levando esse legado deixado pelos mais antigos, para mostrar que somos bonitos, inteligentes, talentosos, temos e merecemos um lugar na sociedade”, disse. As comemorações seguem no sábado que vem, 08, com um jantar-baile de aniversário.

Créditos: Claudine Friedrich

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo