Vereador Professor Cleber, do União Brasil, propõe iniciativa visando melhorar o desempenho escolar através da saúde visual
Santa Cruz do Sul – A visita do gestor local da Óticas Diniz, Bruno Silveira, ao gabinete do Vereador Professor Cleber (União Brasil) foi o passo inicial para a elaboração inicial de um projeto de lei a nível municipal, o qual cria um programa preventivo contra problemas visuais de alunos carentes da rede pública de ensino.
O objetivo principal é oferecer, de forma gratuita, exames oftalmológicos e óculos de grau aos estudantes provenientes de famílias de baixa renda e que enfrentam dificuldades de aprendizagem causadas por problemas de visão.
De acordo com Bruno Silveira a ideia surgiu a partir da iniciativa de responsabilidade social da Rede Diniz, que hoje é a maior rede de ótica do Brasil. “Queremos colaborar para proporcionar saúde visual por meio de exames oftalmológicos gratuitos e se diagnosticado algum problema, haverá o encaminhamento a um especialista da área. Após avaliação ocorre a doação de óculos de grau aos alunos com alguma alteração visual e enquadrados como carentes”, disse ele.
O Professor Cleber destaca que problemas oftalmológicos são identificados diariamente em salas de aula, tornando-se um dos principais fatores no fraco desempenho de alguns alunos da rede municipal de ensino. “Sei que muitas famílias não possuem condições financeiras para a realização de consultas e procedimentos oculares em crianças. Isso é uma realidade dentro da camada mais vulnerável da nossa sociedade e enquanto legisladores, nossa obrigação é colaborar para oferecer ferramentas adequadas para um rendimento escolar e uma capacitação de qualidade”, comentou Pereira.
Finalizando sua visita, Bruno Silveira adiantou que serão procedimentos oftalmológicos simples, rápidos e eficientes para checar se a visão do aluno está funcionando normalmente. Conforme pesquisa da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, 30% (trinta por cento) dos alunos em idade inicial escolar tem algum tipo de problema em sua visão.
Por Carlos Renato Thiel – Assessoria do vereador Professor Cleber