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Mais de 85% dos brasileiros que atrasaram contas em abril voltaram a ficar negativados

Os brasileiros continuam enfrentando dificuldades para sair do vermelho. É o que mostra o Indicador de Reincidência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que revelou que, em abril de 2025, 85,12% das negativações foram de pessoas que já haviam sido incluídas no cadastro de inadimplentes nos últimos 12 meses. Segundo a educadora financeira Aline Soaper, esse comportamento pode estar relacionado à dificuldade que grande parte da população tem em manter um planejamento financeiro consistente. 

“É importante ressaltar que muitos brasileiros enfrentam dificuldades para montar um planejamento financeiro, conciliando despesas fixas — como aluguel, contas de água e luz — com gastos extras, como roupas e eletrônicos. Esse cenário se agrava com a falta de conhecimento em educação financeira e a pouca compreensão sobre como ela influencia no endividamento. Além disso, fatores como a baixa renda da maioria da população e o alto índice de desemprego contribuem para esse ciclo”, pontua Aline. 

Ainda de acordo com o levantamento, considerando o universo de devedores reincidentes, 63,87% foram de consumidores que ainda não tinham pagado dívidas antigas até abril; e 21,25% tinham saído do cadastro de devedores nos últimos 12 meses, mas retornaram. O indicador ainda revela que o tempo médio entre o vencimento de uma dívida para outra é de 72,5 dias. Dessa forma, depois de 2,4 meses, em média, de ficar inadimplente, o consumidor volta a atrasar o pagamento de uma segunda conta. 

“Existem várias estratégias para manter um planejamento financeiro eficaz e evitar o retorno à negativação. Uma delas é evitar assumir novas dívidas, especialmente se você já tem parcelas que comprometem boa parte da sua renda. Também é fundamental cortar gastos desnecessários no orçamento familiar. Para isso, é importante revisar todas as despesas — como aquela assinatura de streaming pouco usada, aplicativos contratados e esquecidos, ou cobranças automáticas no cartão de crédito. Em momentos de crise, o ideal é direcionar o dinheiro para o que realmente é essencial”, orienta a educadora.

Os dados do indicador de recuperação de crédito mostram que, nos 12 meses encerrados em abril de 2025, houve queda de ‐9,37% no número de consumidores que conseguiram sair das listas de negativados. A comparação é com os 12 meses anteriores. De acordo com Aline, esse movimento ocorre por conta da alta inflação, que eleva os juros e aumenta as chances do endividamento. 
 

“Quanto maior a inflação, menor é o poder de compra dos brasileiros, principalmente os que recebem salários menores. Isso porque os preços dos produtos aumentam sem que o salário acompanhe esse crescimento, dessa forma o planejamento se torna fundamental. É essencial colocar no papel tudo que se recebe, e os gastos mensais que tem. Assim é possível saber o custo de vida atual, qual valor necessário para a família manter as necessidades básicas”, explica a educadora financeira. 
 

Para quem deseja sair do endividamento, Aline destaca que o primeiro passo é identificar e priorizar as dívidas essenciais. Em primeiro lugar, devem ser pagos os serviços básicos, como água, luz, gás, aluguel e condomínio — já que a falta de pagamento pode levar à interrupção dos serviços e, no caso do condomínio, até a uma ação judicial. 

Na sequência, vêm as dívidas de financiamentos de imóveis e veículos, pois o não pagamento pode resultar na retomada dos bens pelas instituições financeiras. Por fim, devem ser tratadas as dívidas com os juros mais altos, como cartão de crédito e financiamentos em lojas. 

“Procure também uma forma de aumentar sua renda. Mesmo que você ache que não tem habilidades para isso, é possível buscar capacitações e treinamentos para desenvolver novas competências, prestar serviços ou até abrir um negócio próprio. Esse é um caminho para melhorar sua situação financeira e consumir com mais consciência, sem se endividar ainda mais”, conclui Aline Soaper.

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