Cada Jovem Conta encerra ciclo de palestras sobre acesso ao mercado de trabalho
Encerrou nesta quinta-feira, dia 15, com cerimônia no auditório do bloco 18 da Unisc, o Se Liga Aí, ciclo de palestras e oficinas sobre acesso ao mercado de trabalho, que durante os meses de abril e maio envolveu estudantes do nono ano das escolas municipais, que fazem parte dos territórios do Pacto Santa Cruz Pela Paz. A ação integra o Programa Cada Jovem Conta, voltado a identificar, de forma precoce, adolescentes e jovens com comportamentos de risco e desenvolver ações integradas entre as áreas de educação, assistência social, cultura, esporte e lazer.
De acordo com a coordenadora do Programa Cada Jovem Conta, Cláudia Regina da Silva, diversos são os temas trabalhados ao longo do ano e o acesso ao mercado de trabalho foi escolhido por ser de interesse dos próprios estudantes. “Queremos que os alunos saiam do ensino fundamental e entrem no ensino médio com a cabeça mais aberta, sabendo onde procurar as oportunidades de trabalho e também mostrar a eles a importância da capacitação diante da falta de experiência na construção de projetos de vida”, disse.
Durante dois meses, profissionais do CIEE percorreram as salas de aula nas Emefs Bom Jesus, Santuário, Menino Deus, São Canísio, Hamonia, Frederico Assmann, Duque de Caxias e Guilherme Hildebrand conversando com os alunos acerca do universo que envolve o mundo do trabalho e como ingressar nele. “Nesses encontros procuramos apresentar a entidade e os programas desenvolvidos, como o de aprendizagem e o de estágio, mostrar aos jovens como fazer um cadastro no site do CIEE, como acessar as vagas e a importância de estarem com a documentação em dia, como RG, CPF e Carteira de Trabalho Digital para darem esse primeiro passo”, explicou a coordenadora pedagógica da instituição, Denise Santiago.
Durante as oficinas, os alunos também puderam aprender noções de como montar um currículo, quais dados incluir e a necessidade de mantê-los sempre atualizados para que as empresas possam contatá-los numa possível entrevista. “Procuramos dar a eles (alunos|) essa visão, de que é o primeiro emprego, mas que eles são capazes e que vão conseguir, desde que demonstrem interesse e responsabilidade”, observou Denise.
Presente na cerimônia, a prefeita Helena Hermany falou diretamente aos alunos sobre o valor da escola e do aprendizado. “Não estudem apenas para as provas, para passar de ano ou simplesmente por estudar. Estudem com vontade, com afinco, porque o estudo é um bem precioso e que ninguém poderá tirar de vocês. O estudo é o caminho para um futuro de sucesso”, aconselhou.
Logo após a cerimônia, o professor surdo Guilherme Gonçalves, da Companhia de Dança do Gui Superação, da Escola Estadual Rosário, fez uma apresentação de dança. Também prestigiaram o evento a secretária municipal de Desenvolvimento Social e coordenadora do Pacto Santa Cruz pela Paz, Roberta Pereira, o secretário municipal de Educação, Wagner Machado, e a gerente da unidade operacional do CIEE Lajeado, Kátia Raquel Bohmer.
Palestra sobre comunicação destaca imagem e linguagem corporal
Na hora de se preparar para uma entrevista de emprego, o que dizer ao entrevistador é via de regra a maior preocupação de quem se candidata a uma vaga no mercado de trabalho. No entanto, para muito além das palavras, uma comunicação eficaz engloba também imagem e linguagem corporal. Essa foi a tônica da explanação feita pela consultora de carreira e imagem do CIEE, Nadiane Nardi, que, após a cerimônia, encerrou o ciclo de palestras sobre empregabilidade.
Durante pouco mais de uma hora, Nadiane que é pós graduada em gestão de pessoas e tem formação como analista comportamental falou principalmente sobre comunicação não-verbal e sobre o quanto ela impacta no dia a dia das pessoas e nas interações sociais. “Nessa idade eles (os jovens) se preocupam demais com as palavras e esquecem da roupa, da forma de se comportar, dos cuidados com a postura, com o modo de sentar, falar, enfim, eles não têm a noção da mensagem que estão transmitindo através da linguagem corporal”, disse.
Segundo Nadiane, inteligência emocional, relacionamento interpessoal, responsabilidade, proatividade, capacidade de adaptação e humildade são algumas das muitas habilidades e competências do comportamento humano necessárias para a construção de uma boa carreira profissional. “É importante que os estudantes saibam que a empresa não vai contratá-los só pelo currículo, até porque eles são muito jovens, ainda não têm experiência. Serão outras questões que vão pesar mais na hora da escolha”, disse.
Aos 14 anos Sabrina Laís Lopes da Rosa e Larissa Fagundes Melo, ambas alunas da Emef São Canísio, ainda pretendem aguardar mais um pouco para ingressar no mundo do trabalho, mas estavam atentas à palestra de encerramento do Se Liga Aí e, ao final, elogiaram a iniciativa. “Foi bem legal, importante porque são ensinamentos que vão nos ajudar a ter um futuro melhor”, disse Sabrina. A mesma impressão foi compartilhada pela colega de sala de aula. “ É importante saber como é o mercado de trabalho e como a gente deve se comunicar, quais expressões usar, que tipo de roupa, como falar. Aprendi muita coisa que não sabia”, completou Larissa.
Fotos: Isadora Oliveira