NotíciasPolítica

Alberto Heck busca apoio para a instalação de uma  unidade da rede de Institutos Federais no município 

Santa Cruz do Sul – Na sessão ordinária da Câmara de Santa Cruz do Sul desta segunda-feira, dia 12, o vereador Alberto João Heck (PT), anunciou que se reuniu com a prefeita Helena Hermany, mais cedo, para levar a ela a solicitação que o município manifeste interesse em instalar uma unidade da rede de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia aqui. Os IFs são escolas técnicas de excelência, de nível médio e que trazem qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho, justificou Heck. Segundo o vereador, a prefeita se comprometeu a somar esforços para trazer uma unidade de um Instituto Federal para Santa Cruz e, mostrou-se muito favorável as escolas técnicas.
Alberto Heck apontou que o governo federal quer criar 320 IFs em todo o país, até novembro, para chegar a mil quando completam 15 anos da criação dessa política educacional. “Não temos dúvida que a instalação de um campus da rede de Institutos Federais em Santa Cruz do Sul traria benefícios a toda comunidade local e, também, regional, ampliando e diversificando os caminhos do desenvolvimento santa-cruzense e em diversos municípios vizinhos, já que é a cidade-polo no Vale do Rio Pardo”, sintetizou Heck.  
Repúdio ao Projeto de Reestruturação do IPE-Saúde

O vereador petista, ainda, aprovou cinco expedientes de interesse da comunidade, como a moção de repúdio ao Projeto de Reestruturação do IPE-Saúde, o PLC nº 259/2023, que foi protocolado em regime de urgência pelo governo do Estado. “A aprovação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul do Projeto de Lei Complementar (PLC) é absolutamente temerária para toda a coletividade gaúcha, pois que não passou por um debate mais aprofundado envolvendo toda a sociedade, tampouco qualificado, com dados técnicos e científicos e a busca de soluções que não passassem apenas pelo aumento de contribuição de usuários e seus dependentes”, manifestou-se Heck. 
Conforme Heck a crise financeira pela qual passa a autarquia é de conhecimento público, mas ela é de responsabilidade dos últimos governos que, com as suas políticas, sobretudo salarial, levou o Instituto de saúde dos servidores estaduais à situação em que se encontra. “Não podemos aceitar que esse Projeto seja aprovado com o risco de prejudicar os trabalhadores mais velhos que contribuíram toda uma vida para o Instituto, que ganham menos, possuem dependentes e estão praticamente há nove anos com os salários congelados”, completou. A moção de repúdio será enviada ao Governador do Estado, ao Presidente da Assembleia Legislativa e ao Diretor-Presidente do IPE-SAÚDE.

Mudança das Secretarias para o Centro Administrativo

No intuito de subsidiar sua atuação como parlamentar, bem como manter a transparência das atividades do serviço público, Alberto Heck encaminhou três pedidos de informações ao Executivo Municipal. O primeiro é sobre o processo de seleção da(s) empresa(s) de transporte que estão fazendo as mudanças dos bens, móveis e materiais de algumas secretarias para o Centro Administrativo reformado. Heck quer saber quais os valores apresentados por cada uma das empresas participantes do processo; quanto vai custar a mudança de cada uma das secretarias que irão para o Centro Administrativo; Se os servidores públicos municipais das referidas secretarias foram recrutados para ajudar na mudança; e quais as tarefas dos servidores e quais as da empresa contratada. 
Várias secretarias municipais foram mudadas de local no início deste governo e, agora, têm que se deslocar novamente, pois a reforma do Centro Administrativo Municipal ficou pronta, lembrou Heck. “Isso tem um custo, sem dúvida, e nossa intenção é saber qual a dimensão destes recursos para os cofres públicos”, assinalou. Para que não paire dúvidas ou ideias desencontradas sobre o processo de escolha da(s) empresa(s) que realizou as mudanças das secretarias municipais para o Centro Administrativo reformado, cabe-nos fazer este pedido de informações, salientou.
Sobre instalação de internet em Escolas Municipais

O outro pedido de informações quer saber da Administração sobre o processo de instalação de Internet nas Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. Alguns dos questionamentos foram: Qual o modelo de concorrência realizado para definir a empresa responsável por esta melhoria? Quantas escolas foram contempladas, que equipamentos foram instalados e que serviços foram, efetivamente, realizados em cada escola ou unidade atendida? Qual a potência ou capacidade instalada em cada escola ou unidade atendida? 
Como é sabido é de suma importância que uma escola tenha Internet e que ela funcione bem, para que os professores possam se utilizar desta tecnologia fundamental na preparação das aulas e mesmo na prática em sala de aula, uma vez que é difícil pensar o mundo contemporâneo sem este sistema, argumentou Alberto Heck em seu expediente.

Melhorias para a Rua Nelso Valentino Schirmann?

O terceiro pedido de informações visa questionar o Executivo Municipal se existe alguma previsão de realização de melhorias na Rua Professor Nelso Valentino Schirmann, no Bairro Santuário. As perguntas são: Esta rua está inscrita no Programa de Parcerias, para receber as devidas obras de infraestrutura e o calçamento? Em caso positivo, existe alguma previsão ou prazo para o início das obras? Em caso negativo, existe algum motivo que impeça a realização da obra? 
A Rua Professor Nelso Valentino Schirmann, no Bairro Santuário, carece de melhorias urgentes, ressaltou Heck. A completa falta de infraestrutura do local faz os moradores conviverem com a poeira, em dias secos, e com o barro, em dias de chuva. Os buracos na via, também, são uma realidade para os moradores daquela rua. “Encaminhamos este pedido de informações para saber se existe a perspectiva desta rua ser contemplada com algum tipo de melhorias, ou mesmo com o Programa de Parcerias, pois seus moradores já estão cansados de pedir pelas benfeitorias da Rua Professor Nelso Schirmann”, disse Heck.

Ruas do Bairro Bom Jesus muito danificadas

Por fim, o vereador petista encaminhou uma indicação solicitando ao Poder Executivo Municipal que providencie melhorias e consertos nas ruas Argentina, Bruno Agnes, Erna Terezinha Schaeffer e Antônio Baltazar Englert, atingidas pelo fluxo de veículos pesados e obras da nova estação da CORSAN, no Bairro Bom Jesus. Conforme relato de moradores, afirmou Heck, devido às obras de construção da nova estação da CORSAN no Bairro Bom Jesus, as vias têm sido danificadas no entorno.
Estas ruas estão, em vários pontos, intransitáveis, ao ponto de linhas de ônibus urbanos não mais circularem em certos trechos. Danos, como a quebra da tampa de um bueiro, onde abaixo passa a canalização da CORSAN, arrisca romper tubulações, trazendo ainda mais problemas às famílias e outras pessoas que circulam nas imediações. Partes asfaltadas estão esburacadas, com perceptíveis vazamentos de água, ainda de acordo com relato dos moradores. Em um trecho da Rua Bruno Agnes, onde os moradores colaboraram para o seu calçamento, a via foi avariada pelo trânsito intenso de caminhões. Estas situações trazem desconforto e insegurança e precisam receber reparos, finalizou.

Por Veridiana Mello – Assessoria de imprensa do vereador Alberto Heck (PT)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo