Notícias

Gabinete de Gestão Integrada debate perturbação do sossego público no Bairro Goiás

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) reuniu-se no Salão Nobre do Palacinho na manhã desta quarta-feira, 5, para debater ações e políticas públicas de prevenção à violência e à criminalidade. A primeira pauta do encontro foi introduzida pelo líder do governo na Câmara, vereador Henrique Hermany, que trouxe à tona situações de insegurança e perturbação do sossego público no Bairro Goiás. Indicadores de segurança e ações estratégicas de patrulhamento em escolas e praças também foram assunto da reunião, que contou com participação da prefeita Helena Hermany, do vice Elstor Desbessell, secretários municipais, representantes das polícias, Ministério Público, Guarda Municipal, entre outros órgãos atuantes na segurança pública de Santa Cruz do Sul.

Cenas de hostilidade e violência foram relatadas em depoimentos de moradores do Bairro Goiás, que participaram a convite de Henrique Hermany. O vereador expôs que tem recebido com frequência em seu gabinete reclamações sobre a perturbação do sossego devido a transtornos causados durante a noite nas principais vias do Bairro e, em nome dos moradores, solicitou providências para as autoridades competentes: “é um problema recorrente e precisamos de uma ação conjunta para que se possa chegar a uma solução”.

O coordenador do GGIM, Valmir José dos Reis, que é secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, sinalizou que uma força-tarefa já está atuando, por meio de um serviço de inteligência, a fim de encontrar a saída mais adequada para atender às solicitações da comunidade prejudicada pelo problema. Para ele, são “manifestações legítimas” a respeito de uma problemática social que afeta não apenas Santa Cruz do Sul, mas diversas cidades brasileiras. “Sabemos que essa não é uma situação isolada, mas uma preocupação nacional e precisamos enfrentar de forma transparente, com comprometimento, envolvendo todas as autoridades de segurança”, salientou Reis.

A prefeita Helena acrescentou que as ações do GGIM são eficientes devido à atuação integrada de diversos órgãos e que as situações relatadas serão tratadas com a devida seriedade “pelo bem de toda a comunidade”. Na reunião, foi destacada também a importância de os moradores registrarem boletins de ocorrência na delegacia para auxiliar na apuração dos fatos e investigações.

Indicadores da segurança pública municipal

Durante o encontro, o secretário Reis apresentou dados do Aferir, programa de gestão lançado pela Prefeitura em novembro do ano passado que institui indicadores mensais dos serviços de competência da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, que são reunidos para análise interna e divulgação dos resultados à sociedade. Além da avaliação mensal do Plano de Segurança Municipal e diversos indicadores relativos às operações de trânsito, o levantamento mostrou que, nos últimos 11 meses, foram executados 25.813 patrulhamentos preventivos em locais públicos, 5.170 operações da Comunidade Segura, 3.039 boletins de atendimentos aos cidadãos, 2.839 patrulhas escolares, instaladas 164 câmeras de videomonitoramento e cercamento eletrônico, entre outros dados. As análises apontaram ainda que, durante o período, o Município fez 231 encaminhamentos de pessoas em situação de rua para acolhimento no Albergue Municipal. Os números foram elogiados pela prefeita Helena: “nossa rede de proteção é forte e trabalha de forma bem articulada, com diversos projetos sociais, para oferecer vida digna a todas as pessoas”.

Fotos: Isadora Oliveira

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo