Saúde & Bem-Estar

O fascinante Endolaser e suas possíveis Armadilhas

O modismo e as promessas de sucesso absoluto no uso do Endolaser carecem de estudo científico aprofundado. Não estamos falando em dar certo ou não, mas sim do uso disseminado em clínicas e consultórios sem respaldo científico. O mercado da estética vem crescendo absurdamente e encantando a todos com suas novidades nas mídias sociais.

O Endolaser é o queridinho do momento devido à busca por suas promessas nas mídias, tanto por mulheres quanto por homens. Resultados impressionantes são evidentes na mídia, melhorando tanto a estética facial quanto corporal, eliminando gordura e flacidez, proporcionando um resultado fascinante na região tratada, visualmente melhorando e rejuvenescendo a pele.

No entanto, a ressalva desta matéria é discutir suas complicações. Pouco se fala sobre isso, e quando surge uma matéria, geralmente vem acompanhada de um terror psicológico associado a uma tragédia durante ou após o procedimento. Muitas pessoas são afetadas por complicações sem que fiquemos sabendo, pois estamos abrangentemente em fácil alcance. No entanto, estar verdadeiramente capacitado para tal procedimento é a questão mais complicada de ser abordada, pois muitas vezes não nos certificamos da capacidade real do profissional envolvido, e mesmo com todo conhecimento cabível, eles não estão isentos de erros. A diferença está na probabilidade, que se torna muito menor com a habilitação para atuar e conhecimento de tudo que envolve o procedimento.

A realidade é que, além da beleza, pode ser uma armadilha potente contra o usuário. Na região facial, é muito utilizado para retração da pele, bioestimulando o colágeno, porém é uma região que exige extremo cuidado e delicadeza. A inervação presente nesta região é muito atuante em nosso rosto. Nesta região, assim como em todas as outras áreas, devemos sempre seguir protocolos de segurança, evitando assim, em muitos casos, parestesias e até queimaduras desnecessárias por falta de conhecimento anatômico e/ou materiais sem registro. Essas tecnologias são tecnicamente dependentes uma das outras para o funcionamento bem-sucedido de todo o processo.

Existem protocolos de segurança, e todo profissional deve ser comprometido com a segurança de seu paciente, além de possuir um amplo conhecimento anatômico e das intercorrências estéticas passíveis deste procedimento. Os protocolos desenvolvidos existem para termos mais segurança e evitar as temidas complicações. Tenha sempre conhecimento sobre todas as técnicas e suas soluções! Seja o profissional fora da caixa, esteja sempre à frente de conhecimentos, assegurando seu paciente e você mesmo. Uma discussão aberta e de conhecimento geral a todos que tenham alguma curiosidade sobre o assunto.

@dravivianeweimer

Contato: (51) 99760-6837

Ilza Viviane Weimer

Graduada em enfermagem Pós graduada em enfermagem estética Colunista do Intera

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo