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Prefeita Helena apresenta detalhes da obra e rotas alternativas de trânsito em coletiva de imprensa

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul apresentou, na manhã desta sexta-feira (21), detalhes sobre a construção do Viaduto do Arroio Grande e as rotas de trânsito alternativas que serão necessárias durante o período. A obra, uma das principais iniciativas de mobilidade humana do governo Helena Hermany, terá seu início oficial na próxima quarta-feira, mas as equipes trabalham desde já em várias frentes para minimizar os impactos no deslocamento da população.

Os detalhes do projeto foram divulgados durante coletiva de imprensa no Salão Nobre do Palacinho. A prefeita Helena destacou que, diante de uma obra tão complexa, os veículos de comunicação serão parceiros indispensáveis para levar informação à comunidade. “Grandes obras trazem desafios, mas também abrem caminhos para uma Santa Cruz do Sul melhor. Peço a colaboração de cada cidadão nessa jornada de progresso e crescimento para nossa querida cidade.”

Conforme Helena, o viaduto, que já foi promessa em ao menos quatro campanhas eleitorais municipais, vai se tornar realidade durante sua gestão e será o primeiro construído com recursos da Prefeitura em 145 anos de história da cidade. Ela agradeceu ao apoio da base aliada do Governo na Câmara de Vereadores, que votou a favor da liberação de recursos para o projeto. “Se não fosse por vocês, a obra não sairia do papel”.

A prefeita salientou ainda que todo o trabalho foi desenvolvido buscando preservar ao máximo os negócios presentes na região durante as obras. Por isso, foram criados trajetos alternativos seguros e fluídos de mobilidade urbana para o período de construção. Durante a semana, ela visitou a área e conversou com comerciantes, empresários e moradores para ouvir seus receios e esclarecer dúvidas. “Queremos que a comunidade esteja bem alerta em relação ao trânsito, sobre as alternativas que criamos”.

Helena reiterou que seu Governo está empenhado em fazer com que o período de transição seja o mais tranquilo possível, para que, em breve, a população possa usufruir de uma cidade mais desenvolvida e moderna. “Sejamos pacientes e solidários, pois, em breve, celebraremos os benefícios que essa obra trará para a nossa comunidade”.

Por fim, a prefeita agradeceu a compreensão da população diante das mudanças necessárias para que a obra do viaduto do Arroio Grande vire realidade. “Com o esforço conjunto, criaremos um legado para as futuras gerações, tornando nossa cidade ainda mais próspera e eficiente.”

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Elstor Desbessell, destacou que a definição do viaduto foi a melhor escolha, dadas as características da região. Desbessell salientou que a obra solucionará por ao menos 50 anos um problema grave de mobilidade do município.

Ele enfatizou que o Governo Helena-Elstor está materializando muitas obras que a população santa-cruzense há muito tempo aguardava, como a duplicação da BR-471, o calçadão da Floriano e os Centros Administrativos 1 e 2. “No final do ano que vem, teremos muito para mostrar e dizer: mudamos a história de Santa Cruz e fizemos jus aos quatro anos em que estivemos à frente do Governo”.

Para o secretário de Planejamento e Governança, Everton Oltramari, a obra do viaduto demonstra o trabalho integrado realizado dentro do Governo, com a participação da sua pasta e das secretarias de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob), Obras e Infraestrutura (Seoi), Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), Relações Institucionais e Esportes (Seresp) e Fazenda.

Oltramari enfatizou ainda o empenho do corpo técnico da Administração Municipal com o projeto. “Nossos engenheiros e arquitetos estão debruçados neste trabalho altamente complexo há dois anos. Se não fosse o trabalho dedicado e competente deles, esse sonho não estaria se tornando realidade como ocorre hoje”.

Líder do Governo na Câmara de Vereadores, Henrique Hermany classificou o momento como “histórico”. “Há 30 anos, o então prefeito Edmar Hermany teve a visão de ter ali uma elevada. À época, não houve condições financeiras. Depois disso, oito prefeitos tiveram a vontade de fazer, mas são a prefeita Helena e o vice Elstor que estão tornando isso realidade”.

Henrique ainda lembrou os embates no Legislativo Municipal para que a obra fosse autorizada. “Vivemos os piores momentos de debate político, de tensão no plenário, para aprovar os recursos. Ao decidirmos pela aprovação do financiamento com a Caixa, pensamos na mobilidade, no Hospital Ana Nery, na indústria da Zona Sul, na população que será beneficiada, pensamos no futuro de Santa Cruz do Sul”, declarou.

Para o vereador Bruno Faller, o viaduto é fundamental para a mobilidade e o progresso da cidade. Ele parabenizou a prefeita Helena pela iniciativa. O vereador destacou também o empenho do Governo Municipal em preservar o comércio da região e também não impactar na rotina do Hospital Ana Nery.

A obra

O diretor de Planejamento, engenheiro civil Daniel Feuerharmel, falou das especificidades da obra. Segundo ele, o projeto do viaduto não é apenas tecnicamente correto. “Queremos uma obra mais humanizada, com grande preocupação com o paisagismo, deixando um espaço bonito para a comunidade”, relatou. Daniel estava acompanhado da arquiteta Karianne Pacheco, da Central de Projetos, e do engenheiro Everton Ferreira, da Secretaria de Obras.

Orçado em R$ 11.573.138,78, o viaduto do Arroio Grande estará localizado no entroncamento entre as avenidas Deputado Euclydes Nicolau Kliemannn e Presidente Castelo Branco, com extensão de 264,83 metros. Ele será construído pelo Consórcio Giovanella Porto Beton, vencedor da licitação.

A obra, com prazo de execução de 12 meses, prevê deslocamento da rede pluvial, de redes de abastecimento de água tratada e também dos postes de média tensão; execução da estrutura do viaduto em si, fundações, pilares e estrutura pré-moldada; repavimentação das vias no entorno, paisagismo e calçadas que envolvem a área ao redor do viaduto.

Como a primeira etapa do serviço será as escavações para o remanejo das adutoras, poderá ocorrer falta de água na região em determinados períodos durante a próxima semana. Além disso, a Divisão de Iluminação Pública e Paradas de Ônibus da Seoi está trabalhando para providenciar iluminação de led nas ruas do entorno da obra.  

Alterações no trânsito

O titular da Sesmob, Valmir José dos Reis, apresentou aos jornalistas as rotas alternativas de trânsito que foram desenvolvidas para a população se deslocar durante a obra do viaduto. “Queremos trazer progresso, mas cuidando da acessibilidade, pois se trata da zona do nosso Distrito Industrial e uma das principais entradas e saídas do município”, justificou. Reis destacou mais uma vez a capacidade de realização de grandes obras da prefeita Helena Hermany. “Ela está tirando do papel o que muitos prometeram, mas é o Governo Helena que está fazendo história com os principais projetos que o município precisa”. O diretor de Segurança Tiago Baggiotto e o técnico em Trânsito, Maiquel Etges, tiveram importante papel na escolha das rotas alternativas.

Confira, a seguir, as rotas alternativas de trânsito pelo bairro Arroio Grande:

Sentido Centro-Bairro

– Descida pela Av. Deputado Euclydes Nicolau Kliemann ou Avenida Paul Harris, adentrando pela Rua Pereira da Cunha, que será mão única e com estacionamento proibido

– Para se dirigir à rua Barão do Arroio Grande, será necessário converter à esquerda na Rua Acre.

Sentido Bairro-Centro

– pela Av. Presidente Castelo Branco, conversão à direita livre pela Rua Acre.

Pode converter à esquerda e seguir a rota preservada, voltando para o centro ou converter à direita com as sugestões de desvios. Fica preservada a conversão à esquerda para quem chega pela Av. Presidente Castelo Branco, para acessar o Hospital Ana Nery.

– Quem chega pela Av. Deputado Euclydes Nicolau Kliemann, pode seguir pela rota preservada ou usar as sugestões de desvios (a principal opção é pelas asfaltadas ruas Boaventura Kolberg e Dr. Arthur Germano Fett).

Pontos de ônibus

Sentido Bairro-Centro:

– A parada da Passarela foi suprimida. Permanecerão as paradas da Caixa e Farmácia São João (antigo Faccin).

– A parada no lado oposto à Farmácia Municipal, será instalada um pouco antes, na Av. Presidente Castelo Branco, próximo ao cruzamento com a Rua Acre.

Sentido Centro-Bairro:

– A parada da Passarela será alocada para a Rua Pereira da Cunha, esquina com a Rua Amapá.

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