Quintal da Dengue desenvolve atividades lúdicas com alunos da EMEI Raio de Sol
Na tarde desta quarta-feira, 3, mais de 100 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Sol, situada no Bairro Belvedere, em Santa Cruz do Sul, participaram de atividades lúdicas sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. As dinâmicas foram promovidas pelo Quintal da Dengue, uma iniciativa da Prefeitura, por meio do Departamento de Vigilância e Ações em Saúde, que visa a conscientizar a comunidade sobre a limpeza de caixas d’água, pratos de animais domésticos, vasos de plantas e demais recipientes que ficam nos pátios e podem acumular água parada. A iniciativa é uma parceria das Secretarias Municipais da Saúde e da Educação e chama a atenção para o fato de que, mesmo no período de outono e inverno, os cuidados para a prevenção da doença seguem sendo necessários.
Para as dinâmicas desenvolvidas com as crianças, a equipe construiu a representação do quintal de uma casa contendo possíveis criadouros do Aedes, para ensinar os alunos a identificarem situações propícias para a proliferação do mosquito. De acordo com a vice-diretora Cibele Nunes Kappke, a EMEI Raio de Sol solicitou a atividade com o intuito de reforçar ensinamentos sobre prevenção já repassados previamente pelos professores em sala de aula, e a iniciativa vem dando muito certo. “Nosso objetivo é transformá-los em agentes mirins de combate à dengue!”, destaca.
Anteriormente, a equipe do Quintal da Dengue já esteve na Apae e nas Escolas Leonel Brizola e Nossa Senhora de Fátima. Para os próximos dias, há atividades programadas em outras instituições de ensino. A agente municipal de combate a endemias Daniela Silveira Lopes, que integra a equipe, percebe que os alunos têm ficado bastante motivados: “Estamos começando pelas crianças e vendo que está tendo bastante resultado, pois elas repassam as informações adiante e cobram mais atenção dos pais para a proliferação do mosquito, o que é muito importante”.