NotíciasSaúde & Bem-Estar
Unidades de saúde alertam para riscos do uso inadequado de medicamentos
5 de maio é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Em Santa Cruz do Sul, as unidades de saúde estão engajadas em uma campanha de conscientização sobre o tema, com confecção de murais, distribuição de folders e conversas com a população a fim de alertar quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação. De acordo com a diretora de Ações e Programas de Saúde Thais Wartchow Weiss, os profissionais do Município dedicam o mês de maio para repassar aos pacientes informações sobre a importância de administrar os medicamentos na quantidade, dosagem e hora certa, conforme orientações médicas e farmacêuticas, para evitar dependência ou intoxicação.
Confira as principais orientações:
- Não se automedique: Tomar medicamentos por conta própria é um risco para a sua saúde. Lembre-se que o que foi útil e adequado para outra pessoa pode não ser para você, pois cada metabolismo é único e deve ser tratado de acordo com suas individualidades. Sempre procure orientação médica e farmacêutica!
- Tome os medicamentos com água: Para que a medicação possa ter a ação desejada, ela deve ser tomada com um copo de água – nunca com bebidas quentes, refrigerantes, sucos ou bebidas alcoólicas.
- Preste atenção na validade: Para que o medicamento tenha o efeito esperado é necessário que ele esteja no prazo de validade. Por isso, verifique sempre a validade e descarte caso esteja vencido.
- Faça o descarte correto da medicação: O descarte inadequado é um risco para o meio ambiente. Para não contaminar o ecossistema, o mais indicado é entregar os medicamentos vencidos ou em desuso em um posto de descarte – como é o caso das farmácias municipais. Jamais descarte no lixo comum!
- Tenha cuidado com chás e plantas medicinais: Lembre-se que até mesmo o que é natural pode fazer mal para a saúde. Os chás e plantas medicinais, apesar de serem aliados em diferentes situações, podem representar riscos diante do uso incorreto ou indiscriminado. Antes de consumir, informe-se sempre com seu médico, farmacêutico ou profissional de saúde habilitado!
Foto Jaime Fredrich