Durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada na última segunda-feira, 03 de julho, os vereadores Nicole Weber, Rodrigo Rabuske, Serginho Moraes e Daiton Mergen, se manifestaram cobrando mais respeito e decoro por parte do líder de governo, Henrique Hermany.
Os vereadores de oposição questionavam as reiteradas oportunidades, pela segunda semana, em que o Vereador Henrique Hermany, líder de governo, se utilizava do adjetivo pejorativo “profetas do apocalipse” ao se referir a eles, por criticarem financiamentos e o contigenciamento no governo.
Segundo a vereadora Nicole Weber o tom de deboche é um mecanismo para menosprezar e tentar diminuir os colegas vereadores. “Pára com esse deboche, para de tentar pisar nos colegas que estão aqui trabalhando contigo, nos chamando de ‘profetas do apocalipse’, porque quando o prefeito Telmo te chamou de ‘picolezinho de chuchu’ eu tenho certeza que tu não gostou”, finaliza.
O Vereador Rodrigo Rabuske foi incisivo ao questionar projetos relacionados aos financiamentos contraídos pelo Poder Executivo, e rebateu o líder de governo na Câmara, que havia saído em defesa dos projetos. “É interessante como se muda de opinião rapidamente, em 2019 e 2020, Vereador Henrique, o senhor postou um papagaio dizendo que o prefeito Telmo iria deixar um papagaio de financiamento para o futuro e que isso iria impactar na vida das pessoas e que era uma falta de gestão”, afirmou. Rabuske ainda reforçou o pedido de responsabilidade e respeito do líder de governo na Casa Legislativa.
Já o Vereador Serginho Moraes, destacou que alguns colegas da base de governo atual, recorrentemente trocam de partido, ou seja, hoje são da posição, mas amanhã poderão ser da oposição, conforme lhes convém. Além disso, reforçou que de 19 empréstimos do município, somente um é do governo PTB. Por fim, Serginho destacou que utilizam a tribuna para esclarecer as dúvidas da comunidade quanto ao uso correto dos investimentos.
Por último, Daiton Merten, reafirma que saiu da base de governo, no último ano, 2021, justamente por acreditar que a atual gestão se perdeu na metade do caminho.
HENRIQUE HERMANY SE MANIFESTOU SOBRE O TEMA
Por meio das suas redes sociais, o vereador Henrique Hermany, se manifestou. Veja o texto abaixo que foi colocado em conjunto com parte de sua fala durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores:
“NÃO VÃO ME CALAR NA TRIBUNA!!
2073 cidadãos santa-cruzenses me botaram na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul para eu ter o meu direito de fala, defender o que eu penso, defender os meus ideais da política, de ter a minha inviolabilidade de Tribuna. O que vimos hoje na reunião da Câmera foi um rodízio de ataques pessoais a minha pessoa e a minha integridade como vereador”.