Abrigo Municipal promove festa de 15 anos para meninas acolhidas
A noite de terça-feira, 20 de junho de 2023, certamente ficará marcada na memória da Ágata, da Érika e da Maria Eduarda como uma das mais emocionantes de suas vidas. No salão da Casa da Amizade, centro de Santa Cruz do Sul, as três comemoraram seus aniversários de 15 anos em uma festa com 80 convidados, decoração, pista de dança, valsa, música ao vivo, presentes e muitas homenagens. A organização foi do Abrigo Feminino Municipal, instituição onde as meninas em situação de acolhimento institucional residem atualmente.
“Realização de um sonho” foi como Ágata e Érika definiram a noite. Elas, que são estudantes do 7º ano, sempre quiseram receber uma grande comemoração para celebrar a data e, com o esforço de diversos voluntários, conseguiram viver uma noite de princesa. A ansiedade já vinha tomando conta dos corações delas há mais de um mês, quando começaram a escolher os vestidos e pensar no penteado, na maquiagem e na decoração das unhas.
Maria Eduarda, porém, não tinha a festa na imaginação de forma tão nítida. Enquanto se arrumava no salão de beleza, ela encheu os olhos de lágrimas ao contar que nunca antes havia se permitido sonhar com uma festa de 15 anos. “Foi uma grande surpresa pra mim. O sentimento é inexplicável”, disse baixinho. Das três, ela é a que está por mais tempo em situação de acolhimento: já são 1 ano e seis meses vivendo no Abrigo. Para dividir este momento especial, contou com a presença de sua irmãzinha de seis anos, que também é acolhida, com quem passou praticamente a cerimônia toda abraçada.
Conforme a coordenadora do Abrigo, Raquel Assis, as meninas estão em afastamento do convívio familiar por terem sido expostas a situações de risco ou negligência. Com o tempo, após decisões judiciais, elas podem ou retornar para a família de origem ou receber uma família substituta. No Abrigo, atualmente há mais 15 menores na mesma condição. A ideia de realizar uma comemoração de grandes proporções – como nunca antes havia sido feita – foi para “incluir mais a sociedade e mostrar que elas também convivem na coletividade e buscam oportunidades iguais a qualquer outra adolescente”, relata Raquel.
A festa somente foi possível pela destinação de recursos da Prefeitura e apoio de Dulce Decorações, Luna Make Up e Lari Hair Color, NR Sonorizações, Atelier dos Vestidos, Casa da Amizade, cantor Geison Queiroz e cantora Camila Piel.
Para compartilhar esta alegria, as aniversariantes convidaram amigos próximos, familiares com os quais mantêm vínculos autorizados, além de colegas e funcionários do Abrigo e algumas autoridades. A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, representou a prefeita Helena Hermany no evento – que não pode comparecer devido a compromissos em Brasília – e agradeceu pelo empenho de todos os funcionários, empresas e voluntários, dirigindo palavras de incentivo às debutantes. “Lembrem sempre que vocês merecem esta comemoração, que são amadas pelas pessoas que estão aqui e que vocês são mulheres fortes, que podem tudo!”, disse Roberta durante a cerimônia que contou com várias homenagens e discursos emocionados vindos, principalmente, de funcionários e colegas do Abrigo.
Fotos: Claudine Friedrich