Santa Cruz do Sul – A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou sessão ordinária nesta segunda-feira, dia 24, quando foram aprovados dois projetos. De autoria do vereador Francisco Carlos Smidt (PSDB) foi aprovado a concessão do título de Cidadão Santa-cruzense ao Tenente-Coronel Claiton Fernando Marmitt.
O Tenente-Coronel Claiton Fernando Marmitt, Comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar – 6º BBM, com sede em Santa Cruz do Sul, está deixando o Comando do Batalhão. Através de uma mensagem encaminhada no Grupo de Apoio ao Bombeiro Militar – GABOM, o profissional informou que foi confirmada, nesta segunda-feira, dia 13 de março de 2023, a sua transferência para Porto Alegre, a fim de assumir a função de Diretor do Departamento de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS).
O Tenente-Coronel Marmitt é natural de Cruzeiro do Sul, mas passou a infância e adolescência em Rio Pardo. É casado com Tais Gabriela Brochier Marmitt e tem três filhos: Matheus, Rafael e Leonardo, sendo que dois de seus irmãos são também militares, o major Fábio Marmitt e o Tenente Leandro Marmitt.
O Tenente-Coronel Marmitt assumiu a função de Comandante do 6º BBM no dia 26 de fevereiro de 2021, sendo que a sua primeira passagem pela Terra da Oktoberfest foi em 1º de março de 1991, quando incluiu como Soldado no então 6º Grupamento de Incêndio do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, tendo sido designado a servir em Rio Pardo e, em 1993, como Cabo, em Santa Cruz do Sul, sendo que, em 1994, iniciou o Curso de Formação de Oficiais da Brigada Militar.
Como Oficial, serviu no 5º BPM, de 1997 a 2000, e na Escola de Formação e Especialização de Soldados, de 2000 a 2006, em Montenegro. De 2006 a 2008,serviu em Gramado e Canela no 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas. Neste período também atuou na Força Nacional de Segurança Pública no Rio de Janeiro, durante os jogos Pan-americanos – Rio 2007.
Após a conclusão do Curso de Especialização de Bombeiros para Oficiais (2008), passou a servir novamente no 6º BBM em Santa Cruz do Sul até 2014, onde desempenhou funções administrativas, operacionais e na Seção de Prevenção de Incêndio.
Em 2013, atuou como Comandante do Grupamento de Busca e Salvamento da Força Nacional de Segurança Pública na Operação Copa das Confederações no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte e na Operação Jornada Mundial da Juventude (evento que contou com a visita do Papa Francisco).
Tem ainda especialização em Gestão Pública pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC – 2011, MBA em Gestão e Administração Pública pela FEEVALE – 2013, o Curso Avançado em Administração Policial Militar da Brigada Militar – 2013 e o Curso de Especialização em Políticas e Gestão em Segurança Pública e Defesa Civil – 2019, desenvolvido pela Academia de Bombeiro Militar do CBMRS.
Entre 2014 e 2018, o Tenente-Coronel Marmitt comandou o 12º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Ijuí. A partir de 2019, atuou na sede do Corpo de Bombeiros Militar, em Porto Alegre, nas funções de Chefe da Divisão de Logística e Patrimônio e Chefe da Divisão de Orçamento e Finanças do CBMRS.
Durante o seu comando no 6º BBM, foi implantado o Sistema Online de Licenciamento SOL-CBMRS, na área de prevenção, no Batalhão, dinamizando o fluxo de documentos dos PPCI, bem como, a centralização das Análises dos PPCI na Sede do Batalhão. Também foi implantado o serviço de APH – Atendimento Pré- Hospitalar – APH, nos dois Pelotões da área de ação onde esse serviço ainda não era desenvolvido.
Mas podemos destacar, como principal feito de seu comando, a renovação da Frota de Viaturas Operacionais na área de ação do Batalhão, em especial no nosso Município, proporcionando maior segurança à comunidade e melhores condições de trabalho ao efetivo. Recebeu uma Viatura Resgate da Prefeitura Municipal e dois caminhões Auto Bomba Tanque, um oriundo do Programa Avançar “2” e o outro do PISEG do Governo do Estado, sendo o último fruto do trabalho, envolvimento e engajamento da comunidade e empresários da região capitaneados pelo Comandante e pelos integrantes do GABOM. No dia 13 de março se despediu do 6º BBM para assumir a Função de Diretor do Departamento de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndio.
Outro projeto aprovado, de autoria do Executivo, é o que autoriza a permuta de servidora com o município de Vera Cruz.
Informações
O vereador Hilário Juares da Silva (PSD) apresentou um pedido de informações sobre a realização de melhorias na Rua Cambará. Serginho Moraes (PTB) requer informações sobre o início das obras de pavimentação da Rua Guarda de Deus. Rodrigo Rabuske (PTB) requer informações a respeito da construção do passeio pública nas ruas Vereador Ivo Cláudio Weigel, Imperatriz Amélia Augusta, Imperatriz Maria Leopoldina. Alberto Heck (PT) requer esclarecimentos diversos sobre os servidores públicos municipais.
O vereador Leonel Garibaldi (Novo) requer a desobstrução de um bueiro da Rua Irmão Emílio, a pavimentação da Rua Guarda de Deus. Francisco Carlos Smidt (PSDB) requer a colocação de uma lâmpada, com aste, na rua Santa Cecília, a construção de um abrigo na parada de ônibus existente na esquina do Corredor Frey com a Rua José de Oliveira Lopes.
Nicole Weber (PTB) indica a limpeza nos terrenos da Travessa Érica Thomé, o atendimento psicológico nas escolas municipais. Daiton Mergen (MDB) requer a implantação de uma travessia elevada na Rua Coronel Oscar Rafael Jost, a execução da obra de calçamento na Travessa Valério Rodrigues dos Santos, a realização de melhorias na ciclofaixa que passa pela Rua Victor Frederico Baumhardt e Estrada Dona Carlota.
O vereador Gerson Luís Trevisan (PSDB) requer a implantação de uma travessia elevada e rampa na Rua Joaquim Murtinho; a colocação de leivas e lixeiras na Avenida do Imigrante, a destinação de recursos financeiros à instalação do laboratório de balística do Instituto Geral de Perícias. Hilário Juares da Silva (PSD) indica a colocação de redutores de velocidade na Rua Henrique Schultz, a limpeza em terreno da Rua Henrique Schutz, a realização de melhorias no Beco do Pepino.
Leonel Garibaldi (Novo) requer a realização de melhorias na pavimentação asfáltica na esquina da Rua Schulz com a Rua Farroupilha e na esquina da Rua Manaus com a Rua Farroupilha.
Serginho Moraes (PTB) requer a realização de melhorias na Rua Rio Branco, a demarcação de espaço para carga e descarga na Avenida Deputado Euclydes N. Kliemann, a Instalação de um contêiner para o descarte de entulhos no Loteamento Beckenkamp, a troca de lâmpadas nas ruas do Loteamento Beckenkamp.
Rodrigo Rabuske (PTB) indica a recuperação da estrada de Linha Seival, a Implantação de uma praça e academia ao ar livre em Quarta Linha Nova Baixa, a realização de melhorias na sinalização de trânsito na confluência da Rua do Moinho com a Rua Dona Cristina, a criação de itinerário de transporte coletivo entre os bairros Bonfim e Monte Verde e entre a UNISC e o bairro João Alves.
Raul Fritsch (Republicanos) requer a instalação de um posto da Guarda Municipal na Avenida Independência. O professor Cléber Pereira (União Brasil) requer a instalação de uma creche em Alto Paredão. Alberto Heck (PT) requer a criação do Programa Municipal CNH Social.