Santa Cruz do Sul – A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou sessão solene para a concessão do título de Cidadã Honorária para Raphaela Hagemann. A proposição foi do vereador Licério José Agnes (PSD) e a sessão foi conduzida pela presidente, vereadora Bruna Molz. A mesa foi composta ainda pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Farias Martins, e pelo próprio Licério Agnes, secretário da Casa Legislativa.
Raphaela é natural de Santa Crus do Sul, filha de Carmen Lucia Hagemann e Rui Ferreira Esquivel, conhecido na cidade pelas provas automobilísticas. Estudou no Colégio Mauá, onde aprendeu a importância do esporte, das línguas – alemã e o espanhol -, e, o mais importante do voluntariado, ao qual passou a se dedicar aos 12 anos.
Em 2012 teve sua primeira oportunidade ao ser porta-voz do Centro Cultural 25 de Julho, onde sua trajetória em concursos de beleza iniciou. Seu único sonho era se tornar Rainha da Oktoberfest e transmitir todo o amor pelas tradições.
Licério destacou em seu discurso que a proposição da concessão do título partiu do fato da jovem santa-cruzense Raphaela Hagemann, de 29 anos, estudante de Enfermagem, ter sido eleita Miss Brasil Café 2021. Esta inédita e brilhante conquista foi obtida no concurso nacional realizado entre os dias 29 a 31 de outubro de 2020, na cidade de Três Pontas (MG). “Ressaltamos que ela foi a primeira candidata do Rio Grande do Sul a representar o Estado no concurso que elege a embaixadora do Café no Brasil”. Além disso, ela é a atual Miss Eco Rio Grande do Sul.
Um dos objetivos de Raphaela foi o de levar informações de saúde aos produtores rurais, sendo que o concurso Miss Brasil Café valoriza a participação da mulher no agronegócio, buscando dar visibilidade para as mulheres que estão ligadas ao campo. Raphaela disse que é apaixonada pela agricultura e se sentiu honrada em ser a porta-voz das mulheres gaúchas neste concurso nacional.
Na sua participação em concursos, Raphaela acumula uma série de títulos títulos. Ela externou que nunca sonhou com uma carreira de miss. Foi convidada, em 2016, para representar Santa Cruz do Sul em um concurso estadual, mas por ser de família simples achava que não teria muito êxito. No entanto, mesmo sem muita experiência, aceitou o convite. Reconhece, hoje, que aquela foi uma escolha acertada. Posteriormente, conquistou o título de princesa da Expointer.
Cabe lembrar que Raphaela tinha vivência com feiras e, em 2011, começou a trabalhar nos estandes dos eventos e passou a conviver com a agricultura. Ela, desde pequena, ia com o avô no interior, aos finais de semana, onde o avô tinha chácara e sempre foi apaixonada pelos animais. A maior compreensão de tudo isso, segundo Raphaela, veio em 2011, quando trabalhou na sua primeira feira.
Posteriormente, ainda participoou de outros concursos importantes a nível de País, como o da Expointer, o Mis Café e o Miss Eco, onde é a atual representante gaúcha. O concurso foi criado com o objetivo de chamara a atenção para a importância da sustentabilidade e da proteção do meio ambiente. Atualmente ela se prepara para buscar o título de Miss Eco Brasil, que ocorre em setembro em Taquari (RS).
Títulos conquistados
2012-2014 – Rainha do Centro Cultural 25 de Julho
2015 – Musa do Esporte Clube Avenida
2016 – Miss Santa Cruz do Sul
2017 – Princesa da 40ª Expointer
2017 – Miss Santa Cruz do Sul – Sul-americana
2017 – Miss Rio Grande do Sul – Sul-americana
2017 – Miss Brasil Américas Internacional Simpatia
2018 – Princesa das Piscinas do RS
2018 – Soberana das Piscinas Santa Cruz do Sul
2018 – Senhorita Rio Grande do Sul
2019 – Musa do Consuldo Colorado Santa Cruz do Sul
2019 – Musa do Sport Club Internacional
2021 – Miss Café Rio Grande do Sul
2021 – Miss Brasil Café
2022 – Miss Supranational Personalidade
2023 – Miss Eco Santa Cruz do Sul
2023 – Miss Eco Rio Grande do Sul