PolíticaNotícias

Dieni Berté Schwendler pede informações sobre processo de escolha dos conselheiros tutelares 

Santa Cruz do Sul – Na sessão ordinária da Câmara de Santa Cruz do Sul desta segunda-feira, dia 03, a vereadora Dieni Berté Schwendler (PT), ocupou a tribuna para anunciar suas demandas e expedientes. A primeira suplente do Partido dos Trabalhadores assumiu mais uma vez a vaga para fazer um pedido de informações sobre o Processo de Escolha dos Membros do Conselho Tutelar de Santa Cruz do Sul já que o edital está suspenso. 

Dieni explicou que no dia 19 de maio, foi publicado um comunicado suspendendo o prazo de inscrição do Edital nº. 002 /2023, do COMDICA, que tratava da escolha dos membros do Conselho Tutelar no Município, em decorrências de questões administrativas. Portanto, queremos saber, disse ela: quais são estas questões administrativas; estas questões administrativas foram resolvidas; quando será retomado o edital, já que os prazos para eleição dos membros dos Conselhos estão correndo.

Conforme Dieni Berté Schwendler o artigo 7º da resolução nº 405/2022 do TRE-RS diz que até seis meses anteriores a data da escolha dos Conselhos Tutelares dos Municípios, que será no dia 01/10, é o prazo limite para a publicação do edital com as informações que nortearão esta escolha. Neste sentido, no dia 30/03, dentro do prazo, portanto, foi publicado o edital nº 002/2023, do COMDICA, sobre o Processo de Escolha dos Membros do Conselho de Santa Cruz do Sul, afirmou. 

Contudo, no dia 19/05, foi publicado o comunicado suspendendo o prazo de inscrição e até agora nada mais se sabe a respeito do pleito, continuou Dieni. Desta forma, as informações pedidas são muito importantes, já o dia da escolha é unificado e os prazos do processo estão correndo e a comunidade santa-cruzense precisa saber o que está acontecendo, completou.   

Dia de Combate a Discriminação Racial 

A vereadora petista destacou, ainda, que neste 3 de julho é o Dia Nacional de Combate a Discriminação Racial, a data lembra a criação da Lei Afonso Arinos promulgada em 1951, que foi a primeira a condenar a discriminação no Brasil. Segundo a ONG britânica Oxfam, apenas em 2089, daqui a pelo menos 72 anos, brancos e negros terão uma renda equivalente no país, ressaltou Dieni. 

A parlamentar trouxe outro dado para demonstrar o racismo estrutural: de acordo com o IPEA mais de 75% das vítimas de homicídio são negras no Brasil. No país e no mundo os episódios de racismo são recorrentes como é o caso recente do jogador Vinícius Junior, salientou Dieni que acrescentou, por isso no dia de hoje parabenizo os homens e mulheres que lutam contra a discriminação racial no país.   

A vereadora Dieni Berté Schwendler, também, manifestou seu total repúdio ao vereador de Candelária que foi preso, acusado pelo crime de importunação sexual contra duas meninas na noite da última sexta-feira, dia 30. “Esse tipo de violência contra as mulheres é inadmissível”, condenou.

Congratulações ao Sindicato dos Bancários

Uma moção de congratulações ao Sindibancários, da mesma forma, foi aprovada por Dieni na sessão. “Desejamos os parabéns a toda diretoria do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região e, também, aos seus mais de 600 bancários filiados que completou 50 anos de história no dia 19 de junho, repleta de lutas e conquistas de direitos para a classe trabalhadora, bem como de defesa e fortalecimento dos valores democráticos”, apontou.         

A vereadora petista destacou que o Sindicato é filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT) desde 1987, também a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras (Fetrafi-RS). O Sindibancários faz parte do Conselho Municipal de Saúde, do Fórum em Defesa da Água Pública e, ainda, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Santa Cruz do Sul, além de promover e apoiar diversas atividades culturais no município e região, lembrou Dieni.

Pavimentação para a Rua dos Juazeiros

Por fim, Dieni aprovou duas indicações, ao Poder Executivo Municipal, de interesse da comunidade. Uma delas é que a Administração providencie a pavimentação da Rua dos Juazeiros, no bairro Dona Carlota. “Os moradores e toda circunvizinhança aguardam já há muito tempo a pavimentação da Rua dos Juazeiros”, disse. A situação, como é comum, implica poeira em dias mais secos e barro em dias chuvosos.

Os transtornos e desconfortos são praticamente cotidianos, prejudicando o trânsito de veículos e de pedestres na via, mesmo que de pequena extensão. Somente a pavimentação garantirá aos moradores e vizinhança uma melhor qualidade de vida. 

Melhorias na Av. Prefeito Orlando Baumhardt

A outra indicação pede que o Poder Público providencie melhorias na sinalização e outras medidas de segurança na conversão de veículos da Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt ao loteamento Santa Vitória, no bairro Linha Santa Cruz. “A população tem nos alertado e, também, observamos problemas na circulação de veículos da Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, dirigindo-se ao loteamento Santa Vitória, nas proximidades do Aeroporto Luiz Beck da Silva”, reclamou Dieni.

Por exemplo, alguns motoristas permanecem na pista para fazer a conversão à esquerda, no sentido centro-bairro, enquanto alguns aguardam no acostamento, o que gera uma confusão sobre qual o procedimento adequado ou correto, explicou ela.

Por Veridiana Mello – assessoria do vereador Alberto Heck (PT)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo