Notícias

Lago Dourado agora é Lago Prefeito Telmo Kirst

Um dos locais favoritos da comunidade santa-cruzense para a prática de atividades físicas foi rebatizado nesta manhã de quinta-feira, 6. Às vésperas do aniversário do ex-prefeito Telmo Kirst, a obra considerada a mais importante da história de Santa Cruz do Sul recebeu seu nome. Até agora conhecido como Lago Dourado, com a sanção da Lei 9.239, iniciativa da prefeita Helena Hermany, o local passou a chamar-se Lago Prefeito Telmo Kirst e ganhou uma nova fachada.

Em uma manhã de homenagens, também a infraestrutura composta por pistas de caminhada e ciclismo, quadras e demais áreas destinadas à prática esportiva recebeu nova denominação e passou a chamar-se Complexo Esportivo Normélio Egídio Boettcher. A cerimônia, realizada no local, contou com a presença da prefeita, vice-prefeito Elstor Desbessell, presidente do Legislativo, Bruna Molz, secretários municipais, vereadores, amigos e familiares dos homenageados, servidores públicos, imprensa e comunidade.

Além da nova fachada, duas placas foram inauguradas no espaço, uma com a inscrição da lei municipal e outra com a denominação do complexo. “Como atual prefeita de Santa Cruz do Sul, é uma honra reconhecer esses dois homens de grande expressão comunitária na vida pública de Santa Cruz”, falou a prefeita Helena Hermany ao discursar.

Em seu pronunciamento a chefe do Executivo ressaltou a visão de futuro que os gestores tiveram. “Este lago em que nos encontramos, sem dúvida, é uma das maiores obras da história da nossa cidade, é o que tem garantido água para a população nestes períodos de estiagem intensa. É uma conquista que trouxe benefícios imensuráveis para a nossa população”, disse.

Com relação às homenagens, Helena definiu como uma forma de reconhecimento e agradecimento pelo trabalho e dedicação de dois grandes líderes que fizeram a diferença. “Seus nomes ficarão marcados na história de Santa Cruz do Sul e de seus cidadãos, como exemplos de dedicação, empenho e amor pela nossa cidade”, manifestou.

Bastante emocionada, a viúva do ex-vice prefeito Normélio, dona Lia Bettcher, acompanhada pela filha Marjorie e pela cunhada Marlice, falou da profunda amizade entre seu marido e Telmo e relembrou a ocasião em que o ex-vice-prefeito imaginou o reservatório. “Ele teve essa ideia quando fizemos uma viagem à Europa e vimos um lago semelhante. Ele disse que dava pra fazer no Rio Pardinho, ele sempre foi à frente do seu tempo, tinha muitas ideias, pena ter morrido tão cedo”, lamentou. A esposa destacou ainda o amor do marido pelo município. “Ele nasceu em Rio Pequeno, em Sinimbu, mas era de coração e alma santa-cruzense”.

Já a viúva de Telmo Kirst, dona Tereza Cristina, que foi ao ato acompanhada da filha Maria Tereza, considerou a homenagem justíssima. “Nós acompanhamos a dificuldade e os obstáculos vencidos para a concretização desta obra. Não foram momentos fáceis, mas os objetivos dele e do amigo Normélio foram alcançados”, expressou.

A chuva, que ameaçava cair desde as primeiras horas da manhã irrompeu ao final da cerimônia e seguiu seu curso, abastecendo o Lago Prefeito Telmo Kirst.

Histórico – O maior reservatório de água do município, conhecido até hoje como Lago Dourado, foi projetado em 1997, idealizado pelo empresário, ex-vereador e ex-vice prefeito de Santa Cruz do Sul, Normélio Egídio Boettcher.

Após longos períodos de estiagem, que resultaram em racionamento de água, o sonho começou a se tornar realidade sob a liderança de Telmo Kist, então secretário de Obras, Saneamento e Habitação do governo Antônio Brito. Inaugurado no ano 2000, o Lago Dourado tornou-se a menina dos olhos de Telmo e hoje é, sem sombra de dúvida, considerada a obra mais importante da história de Santa Cruz do Sul.

Seis anos depois, quando Telmo Kirst era presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), um projeto turístico para o local foi elaborado pela empresa Magna Engenharia. Mas foi quase uma década depois, já prefeito de Santa Cruz do Sul, que Telmo começou a implantar ali a semente de um futuro complexo turístico, de lazer e prática de esportes. R$ 20 milhões para as obras de infraestrutura foram assegurados na renovação do contrato com a estatal e uma série de melhorias começaram a ser implementadas.

Em julho de 2015 a Administração Municipal inaugurou o primeiro deck do lago, construído com recursos próprios, um pontapé inicial para tornar o Lago Dourado o que ele é hoje, um dos mais frequentados espaços de lazer e esporte do município. Mas Telmo Kirst não assistiu a conclusão de seu grande sonho.

Dando prosseguimento a obra por ele iniciada, no atual governo novas estruturas forma entregues à comunidade. Entre elas, a segunda pista, exclusiva para ciclismo e duas novas quadras esportivas para a prática de beach tênis, futevôlei e vôlei de praia, além de pracinha, academia ao ar livre, novos estacionamentos e como mais recente atração, as bicicletas compartilhadas.

Fotos: Jaime Fredrich

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo