Santa Cruz do Sul – O pastor da igreja Assembleia de Deus, Leandro da Silva Angelo recebeu na noite desta segunda-feira, dia 10, o titulo de Cidadão Santa-cruzense na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. O título foi uma proposição do vereador Henrique Hermany (Progressitas) e a sessão solene lotou as dependências do Plenário Vereador Nilton Garibaldi.
A reunião foi conduzida pela presidente, vereadora Bruna Molz, e contou ainda com a presença da prefeita Helena Heermany; do deputado estadual Elizandro Sanino; do secretário da Câmara de Vereadores, vereador Licério Agnes; do presidente da Convenção de Igrejas Evangélicas e Pastores da Assembléia de Deus no Rio Grade do Sul (CIEPADERGS), Geraldino Silva; do pastor Leandro da Silva Angelo, homenageado da noite e pela sua esposa, pastora Andréia Angelo.
O pastor Leandro da Silva Angelo nasceu na cidade de Porto Alegre (RS), no dia 2 de março de 1975, filho de Raul Angelo e Iara da Silva Angelo. No mesmo ano nasceu no dia 15 de maio, também em Porto Alegre sua esposa Andréia Martins Angelo, filha de Arnaldo Nunes e Cleonice Martins.
O vereador Henrique Hermany lembrou em seu discurso que ambos congregaram juntos na mesma igreja, frequentaram a mesma escola. “Onde dividiam desde a merenda escolar até a passagem escolar no ônibus. Tornaram-se jovens dedicados na igreja cooperando como músicos, ele com seu violão e ela com sua voz, sendo dois dos principais fundadores do Grupo Vocal Mensagem de Paz, que na década de 90 levou o nome de Jesus Cristo através do louvor a muitos corações por toda Porto Alegre e Região”. No ano de 1996 casaram-se iniciando, assim, o seu ministério juntos.
Em junho de 1997 o casal teve a primeira filha, Jeniffer Martins Angelo, ano que foi consagrado a Presbítero e logo foram atender sua primeira igreja na comunidade Elo Dourado, situada no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Em 1998, assumiram a congregação São Carlos, em Porto Alegre, construindo um novo templo e salas de departamentos, assumindo a igreja com poucos membros a entraram mais de 200 novos membros.
Em 2001, nasceu sua segunda filha, Sthefani Martins Angelo, e em 2003 seu filho caçula que recebeu o nome de Raul Angelo Neto em homenagem ao seu Avô. No dia 23 de junho de 2019, por designação da Convenção das Igrejas e Pastores da Assembléia de Deus do Rio Grande Do Sul (CIEPADERGS), o pastor Leandro Angelo e pastora Andrea Angelo assumiram o novo campo da Assembleia de Deus em Pelotas – Sul, onde executaram uma grande obra na parte interna da igreja.
Santa Cruz do Sul
Em 28 de fevereiro de 2021, a cidade de Santa Cruz do Sul recebeu a família Angelo. “Uma família que veio para somar e conduzir os fiéis da Igreja Evangélica Assembleia de Deus da cidade. Nestes dois anos a Igreja tem crescido, se fortalecido e dado frutos que vão além das fronteiras da cidade”, observou Henrique. Com mais de 700 membros atualmente, a Assembleia de Deus consolida-se como a maior denominação evangélica da cidade, com notável atuação evangelística, social e educacional.
“Ao longo desse período, houve diversas reformas e edificações na estrutura da igreja, sendo uma delas a reforma do auditório do complexo da matriz, que hoje comporta, confortavelmente, mais de 300 membros. Uma visão de consolidação e expansão, que debaixo da direção de Deus tem feito a igreja avançar mesmo em tempos de crise”, citou Hermany. Hoje, a ADESC, sob a liderança do pastor Leandro Angelo, investe na família, na missão, nos jovens, nas mulheres, na música e em todos os demais departamentos que por ele foram criados, os quais compõem a igreja. Pensando no bom uso de recursos naturais, o pastor Leandro, também idealizou e realizou a instalação de um sistema de geração de energia solar, através de placas solares, atendendo a demanda da Matriz e futuramente das demais congregações.
Também neste tempo, o Pastor Leandro foi pessoalmente conhecer a realidade dos missionários no Sertão da Bahia. Investindo na missão local – nos distritos de Rio Pardinho e Monte Alverne –, também manteve os laços missionários com o Pr. Pio em Moçambique, na África. Despertou novamente, nos fiéis, a importância em contribuir com a obra missionária, realizando congressos de missões e conferências missionárias.
Um grande aliado da missão, o departamento de evangelismo foi muito visado e investido nestes dois anos, sendo um deles a aquisição de uma tenda evangelística. Esta que já sediou diversos eventos como o culto da paz em um dos pontos turísticos da cidade, congressos de missões e jovens, culto no distrito de Monte Alverne, entre outros bairros que receberam esse trabalho; o que vem garantindo muitas almas à Cristo.
No ano de 2022, a Igreja sob a liderança do pastor Leandro, participou pela primeira vez da Marcha para Jesus, a qual trouxe muita visibilidade e despertou a curiosidade em pessoas a conhecerem à igreja. Foi um evento para declarar a fé e adorar a Jesus Cristo, mas também uma marcha para abençoar o povo santa-cruzense e evangelizar vidas sedentas pela palavra.
Investiu também na música, reativando o conservatório onde crianças, jovens, adolescentes e adultos aprendem a musicalização do básico; tal conservatório já formou sua primeira turma no final do ano de 2022. Além disso, o trabalho com as crianças também vem sendo valorizado cada vez mais, hoje a igreja conta com um trabalho específico para a faixa etária, sob a coordenação de profissionais da área da educação.