O plenário da Câmara contou com expressivo número de colegas de farda, amigos e familiares que acompanharam e aplaudiram a aprovação unânime do Projeto de Lei do Legislativo (32/2023) encaminhado pelo Vereador Professor Cleber do União Brasil, que homenageia com o nome de uma rua aoTenente dos bombeiros, Henrique Borges Flores. O logradouro se localiza na Rua 01 (Um) do Loteamento Dona Úrsula, que inicia no Corredor Frey à leste da Rua João Ritter e segue no sentido norte até a Rua Padre Alfredo Bley.
De acordo com o proponente Professor Cleber, o projeto atende uma reivindicação de amigos, familiares e parceiros de profissão, em especial do Sargento Luis André. O ato de aprovação contou com a presença do comando local dos bombeiros, oficiais e ex colegas, além da viúva e filha do homenageado.
Nascido em 06 de janeiro de 1964 em Santiago (RS), o Tenente Henrique Borges Flores foi incluído na Brigada Militar em 15 de maio de 1984, realizando o curso de formação de Soldado Policial Militar no 4º Grupamento de Incêndio. Destacou-se pela sua boa conduta e prática de esportes. Em 1991 foi promovido e transferido para Santa Cruz do Sul, junto ao 6º GCI, mantendo padrão elevado com elogios de seus superiores. Em 2009 recebeu a Comenda do Comando do Corpo de Bombeiros, em razão de suas relevantes ações em prol do serviço militar e da comunidade de Santa Cruz do Sul. Após anos de bons serviços prestados, em 29 de julho de 2011 foi transferido para a reserva remunerada no posto de 1º Tenente RR. Faleceu em 21 de novembro de 2022.
“Quando surgiu a possibilidade dessa homenagem percebemos a grandeza do Tenente Henrique em vida, sempre dedicado a comunidade e a família”, disse o Professor Cleber Pereira.