O vereador santa-cruzense Rodrigo Rabuske (PTB) participou em Venâncio Aires, na Câmara de Vereadores, da audiência pública promovida pela Subcomissão em Defesa do Setor do Tabaco e de Acompanhamento da COP-10. Foram abordadas as dificuldades e preocupações relacionadas a possíveis sanções que possam impactar a cadeia produtiva do tabaco, em decorrência das deliberações na Convenção Quadro da Organização Mundial da Saúde (OMS), que ocorrerá em novembro no Panamá.
Segundo Rabuske, é fundamental que a cadeia produtiva do tabaco esteja atenta a estes movimentos sob pena do aumento de restrições para a produção, em prejuízo para os fumicultores. Os produtores já enfrentam diversas restrições, como dificuldades na obtenção de crédito e redução das áreas de cultivo, e que é essencial que eles tenham uma representação efetiva na COP-10.
De acordo com o consultor técnico José Francisco Telölken, responsável pela compilação dos dados da região, o Centro-Serra cultiva atualmente 22.150 hectares de tabaco, envolvendo mais de 11 mil famílias em que a atividade principal é a produção de fumo. Ele acrescenta que o tabaco é responsável por movimentar aproximadamente 1 bilhão de reais na região.
A partir das audiências públicas já realizadas será elaborado um relatório final do grupo de trabalho no dia 29 de agosto, às 16h, na Expointer, em Esteio, no Parque de Exposições Assis Brasil.