Santa Cruz do Sul – A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realiza sessões nesta segunda-feira, dia 28, quando ocorre o debate de 12 novas propostas a partir das 16h. Antes disso ocorre sessão extraordinária às 14h30, para votar o Projeto de Lei do Executivo nº 218/2023, que trata do termo aditivo do município com a Corsan, agora controlada pela Aegea, que se tornou a nova administradora da estatal após sua privatização pelo Governo do Estado.
Após essa reunião ordinária, a Câmara realizará uma reunião solene, com início às 19h, para homenagear a Igreja Evangélica e Projeto Social Ministério Sião Santa Cruz do Sul. A homenagem é de autoria do Vereador Professor Cleber (União Brasil).
Entre os projetos da sessão ordinária está o projeto de lei que altera o Regimento Interno da Câmara de Vereadores, que trata novo regramento sobre a convocação de suplentes para assumir a vaga do vereador. .
A vereadora Nicole Weber (PTB) apresentou projeto de lei que amplia o horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. O Poder Executivo apresentou projeto que altera a lei, unificando o padrão de vencimento do cargo de operador de máquinas. Também solicita a abertura de crédito de suplementar no montante de R$ 3.978.500,00 para custear despesas de várias Secretarias; e de crédito de suplementar no montante de R$ 6.035.794,83 para custear despesas das secretarias de Educação e de Saúde. Outro projeto prevê a contratação de 2 médicos autorizadores e um Médico de Saúde de Família.
O Executivo encaminhou projeto para a contratação de 14 professores de Anos Iniciais; a prorrogação de contratação de servidora gestante. Outro projeto altera a lei para adequar a legislação sobre cartões de estacionamento; a autorização para a contratação de um enfermeiro e dois serventes.
O vereador Serginho Moraes (PTB) requer informações sobre ouso de equipamentos oftalmológicos por vídeo na ESF Cohab Renascença; a quantidade e trabalhos referente às unidades de saúde; os questionamentos quanto à especialidade de Urologia. Rodrigo Rabuske (PTB) requer esclarecimentos referentes às pessoas com deficiência, a instalação de iluminação pública em Linha Áustria.
O vereador Licério Agnes (PSD) indica a pavimentação e outras melhorias do Corredor Schuster. Raul Fristsch (Republicanos) requer a colocação de um poste com luminária na Rua Ari Viribaldo de Freitas.
Rodrigo Rabuske solicita a retirada de cabos dependurados no cruzamento da Rua Boaventura Kolberg com a Rua São Sebastião, a recuperação e pavimentação da Travessa Guaíba, Rua Gravataí e Rua Sarandi, a limpeza e melhoria em parada de ônibus da Rua Tenente-Coronel Brito e da Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, a instalação de placa contendo a nomenclatura no acesso à estrada de Rincão do Sobrado, junto à RS-405, a implantação de uma faixa de pedestres na Rua Pereira da Cunha.
Serginho Moraes (PTB) requer a reinstalação de ponto de iluminação na Rua Carlos Hoppe com a Travessa da Copame, a instalação de grades no bueiros existentes na praça pública do Bairro Santa Vitória, a construção de uma quadra de esportes no Loteamento Beckenkamp, a construção de uma nova estrutura na parada de ônibus localizada na Avenida Davi Severo Mânica.
Jair Eich (Progressistas) requer o envio de um anteprojeto de lei ao Poder Executivo sobre a Instituição do Dia da Empreendedorismo Feminino. Francisco Carlos Smidt (PSDB) indica a construção de um banheiro na rua Tenente Coronel Brito, junto ao parque da Oktoberfest.
Hilário Juares da Silva (PSD) requer melhorias e pavimentação asfáltica da rua Felipe Spies. Bruno Cesar Faller (PDT) requer a realização de reparos na Rua Herculano Dias. Ilário Keller (Progressistas) indica a instalação de equipamentos tipo playground, na praça Haral Alberto Söhnle. A vereadora Nicole Weber (PTB) requer a realização de uma audiência pública sobre à saúde pública muicipal.