NotíciasSaúde & Bem-Estar

Vereador Leonel denuncia situação na UBS Belvedere

Santa Cruz do Sul – O vereador Leonel Garibaldi (Novo) apresentou uma denúncia na tribuna da Câmara de Vereadores na sessão desta segunda-feira, 8, referente à situação atual da UBS Belvedere. Ele esteve em visita à unidade básica de saúde na semana passada, dia 3, durante sua rotina de fiscalizações, quando identificou que a estrutura física é limitada e há problemas relacionados à infiltração.

“Encontramos uma série de problemas estruturais, principalmente relacionados a infiltrações, e falta de equipe. Essas infiltrações geram mofo nas paredes que estão destruindo o reboco e a tinta em diversos corredores e salas, gerando até mesmo riscos à saúde. Algumas paredes, inclusive, já apresentam rachaduras”, observou.

A cobertura da UBS abrange áreas como os bairros Belvedere, Country e Linha João Alves chegando até a divisa com Passo do Sobrado, as quais estão em plena expansão populacional e, segundo estimativas da equipe da UBS, podem chegar a cerca de 15 mil habitantes.

Segundo Leonel, outro grande problema no posto é a falta de pessoal, já que o mesmo possui uma estrutura e equipe do tamanho de uma ESF, contando com uma médica da família (40 horas), uma ginecologista (4 horas), uma pediatra (4 horas) e apenas duas agentes de saúde. O vereador acredita que a unidade só é considerada UBS pelo tamanho da sua área de abrangência.

“De acordo com o Ministério da Saúde, o recomendável é que cada unidade básica tenha a abrangência máxima de 4,5 mil habitantes, um número médio para que um bom serviço público de saúde seja prestado, o que extrapola em quase três vezes o público estimado da UBS Belvedere”, observa Leonel Garibaldi.

Ainda na sessão desta segunda, os vereadores votaram e aprovaram uma série de pedidos de providência e indicações encaminhados pelo vereador Leonel para que as estruturas da UBS Belvedere recebam melhorias.

Fiscalização

O vereador Leonel Garibaldi realiza visitas aos postos de saúde a cada semana e em ordem aleatória, a fim de fiscalizar o seu atendimento, estrutura e atuação. A visita tem como base a lista de exigências do Ministério da Saúde, que apresenta itens básicos que todo posto de saúde deve ter à disposição da população.

Ao fim da jornada de fiscalizações, que prevê a visita a 32 postos de saúde de Santa Cruz do Sul, o gabinete do vereador vai emitir um relatório, uma espécie de raio-x da atenção básica em saúde no município, indicando soluções práticas para problemas recorrentes, o qual será encaminhado à Secretaria de Saúde e à prefeita Helena Hermany.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo