PolíticaNotícias

Alberto Heck aprova criação de Frente Parlamentar pela Instalação de Instituto Federal em Santa Cruz

Na sessão ordinária da Câmara de Santa Cruz do Sul desta segunda-feira, dia 10, o vereador Alberto João Heck (PT), aprovou a criação de uma Frente Parlamentar pela Instalação de um Campus da Rede de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) em Santa Cruz do Sul. “É notória a grande importância dos Institutos Federais, ofertando educação qualificada e gratuita, promovendo a educação profissional e tecnológica de nível médio, entre outras ações na formação de jovens e adultos em todo o Brasil”, sintetizou Heck. Portanto, continuou o vereador, não temos dúvida que a instalação de um campus da rede de IFs no Município traria benefícios a toda comunidade local e, também, regional, ampliando e diversificando os caminhos do desenvolvimento santa-cruzense e da vizinhança. 

A função da Frente Parlamentar é promover encontros, reuniões, visitas, entre outras ações e meios para colaborar na mobilização, visando garantir que tal estrutura de ensino federal instale-se aqui no município, somando-se de forma complementar às demais instituições de educação de todos os níveis já em funcionamento, fortalecendo formação de excelência, focada, especialmente, na população de menor renda, através da gratuidade e outros benefícios que viabilizam a entrada e permanência de estudantes carentes nos IFs, explicou Heck.     

Projeto instituir Semana Municipal de Luta contra AIDS

Nesta sessão o vereador petista entrou, ainda, com o projeto de lei nº 38/2023, que visa instituir a Semana Municipal de Luta contra a AIDS, a ser realizada anualmente, na primeira semana de dezembro, fazendo referência ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, em 1º de dezembro. O projeto traz, também, que a programação da Semana Municipal de Luta contra a AIDS será organizada por representações públicas e comunitárias, constituindo-se como uma oportunidade de apoio às pessoas envolvidas na luta contra o Vírus da Imunodeficiência Humana – HIV e avanços na compreensão da doença como um problema de saúde pública atual e geral.

Em 1999 foi promulgada a Lei nº 3.427, instituindo o Dia Municipal de Controle Prevenção à AIDS. Decorridas quase duas décadas e meia, estamos propondo atualizar a legislação, ampliando as atividades para um período maior e, também, incluir a data no calendário oficial de eventos do município a cada ano, escreveu Heck no projeto de lei. 

Infelizmente, observa-se um aumento de casos da doença derivada da infecção do Vírus HIV, ou seja, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) requer diagnóstico, tratamento e medicação. Uma série de fatores contribui para a elevação percentual de pessoas com a doença e, inclusive, de óbitos em Santa Cruz do Sul, conforme apontam diversos profissionais da área da saúde. Cerca de 150 novos casos em âmbito regional foram registrados em 2022, sendo que a média em anos anteriores atingiu em torno de 120 infectados, contextualizou Heck na justificativa do projeto.

Congratulações à Casa da Criança pelos 70 anos 

Alberto Heck, de mesmo modo, aprovou uma moção de congratulações à Associação de Educação Familiar e Social do Rio Grande do Sul, à Casa da Criança de Santa Cruz do Sul, que completou 70 anos de história e atuação junto à comunidade no dia 17 de fevereiro. “Desejamos aos membros da diretoria, assim como a todos os trabalhadores da Casa da Criança, na pessoa do seu presidente, Gilson Alves, nossos parabéns e votos de muito entusiasmo, dedicação e alegria na condução desta Escola de Educação Infantil que é referência no Município”, parabenizou o vereador. 

Desde 2017, a entidade é constituída como uma associação civil, beneficente de assistência social, de direito privado e sem fins lucrativos, que vem passando por um processo de readequação na administração, com a saída das irmãs da Congregação Sociedade das Filhas do Coração de Maria. “Após seis anos da mudança de gestão, que passou a ser coordenada, voluntariamente, por um grupo de pessoas da comunidade, a Casa da Criança já sentiu os primeiros resultados da reestruturação em termos de adequação aos modelos de gestão escolar atual, com foco no atendimento integral à criança, bem como em investimentos e melhorias da estrutura física, salientou Heck. Localizada na Rua Carlos Trein Filho, a Casa da Criança é estruturada em mais de 7 mil m2, com um ambiente diversificado, contando com profissionais qualificados, além das professoras, possui psicóloga, nutricionista e assistente social, informou o vereador petista.

Veridiana Mello – Assessora do vereador Alberto Heck (PT)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo