EducaçãoNotíciasPolítica

Estudantes de escolas públicas pedem revogação do Novo Ensino Médio

Santa Cruz do Sul – A implantação do Novo Ensino Médio (NEM) foi tema de debate na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul na manhã desta quarta-feira, dia 26. A proposição foi do vereador Alberto Heck (PT) e teve como participantes estudantes de escolas públicas estaduais, que se disseram muito afetados com as mudanças implementadas pelo sistema.
A reunião foi presidida pelo vereador Gerson Trevisan (PSDB), vice-presidente do Legislativo e contou com a presença do deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ), que participou via vídeo; o deputado estadual Leonel Radde (PT); a professora Dra. Jaqueline Moll (UFRGS), que também mandou um depoimento; o professor Dr. Eder Silveira (Unisc) e o professor Márcio Lenz, integrante do 18º Núcleo do Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS/Sindicato). Entre os vereadores, participaram ainda Leonel Garibaldi (Novo) e Hilário da Silva (PSD).
Entre os alunos, integrantes do movimento Revoga Santa Cruz, Poliana Roberta Sindi, da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Esperança; Amanda Flores Santana, da Escola Estadual de Ensino Médio José Mânica; Rafaela Pereira de Moraes, do Colégio Estadual Professor Luiz Dourado e José Henrique Santos Becker, da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira.
Os estudantes relataram as dificuldades com a implantação do Novo Ensino Médio, em especial, a falta de uma estrutura adequada, do despreparo de professores – uma vez que não atuam em suas especialidades para as atividades propostas. Além disso, citaram que aumentará a desvantagem em relação aos alunos da rede particular na hora da disputa por uma vaga no Ensino Superior, pois diminuíram as disciplinas do currículo tradicional como matemática e história, por exemplo.
A idéia que surgiu durante a reunião é que o assunto seja levado pelos vereadores Gerson Trevisan e, especialmente, Alberto Heck, para a Comissão de Educação e Cultura do Legislativo, para que seja elaborado um documento e encaminhado aos órgãos do Estado e da União pedindo, a partir de argumentos, a revogação do Novo Ensino Médio.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo