Santa Cruz do Sul – O vereador Ilário Keller (Progressistas) voltou a reforçar a importância do setor fumageiro para Santa Cruz do Sul. Ele, que teve aprovada uma moção em homenagem aos 50 anos da Philip Morris no Brasil, destacou que toda a cadeia é essencial como setor produtivo no município.
“Essa cadeia que coloca Santa Cruz como um dos principais PIBs do Estado, que muito se condena. É preciso defender cada vez mais, porque as empresas que mantém suas atividades aqui, como a Philip Morris, a JTI e a Souza Cruz, e garantem que nossos agricultores produzam riqueza e renda, que acaba movimentando nosso comércio”, salientou.
Ele mencionou ainda a assinatura da adesão à Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, em 2005, pelo então presidente Lula, como muito nociva para o setor. “Agora, ficam gastando muito dinheiro indo para as convenções, quando, na verdade, deveriam trazer esse pessoal do Governo aqui, para conhecer a realidade do nosso produtor, da nossa cidade e das nossas empresas”, observou.
Ele ainda criticou a falta de uma fiscalização maior sobre o contrabando de cigarro oriundo do Paraguai, bem como de cigarros eletrônicos, enquanto se demora para aprovar o uso do cigarro eletrônico no País. “Muita mercadoria vem de contrabando e passa a rodo pelas nossas fronteiras”, citou.
Philip Morris
Ele apresentou uma moção em homenagem à Philip Morris, pela passagem de seus 50 anos de atuação no Brasil, completados no dia 25 de setembro de 2023. “Externamos nossas congratulações ao presidente no Brasil, Branko Sevarlic, extensivo aos dirigentes, colaboradores e demais pessoas envolvidas direta ou indiretamente nos trabalhos desta renomada empresa fumageira”, citou.
A Philip Morris Brasil está presente no país desde 1973, uma empresa voltada para as questões ambientais, sociais e governamentais (ESG), sendo que o seu relatório, de 2021/2022, mostra ações que envolvem a inclusão social: de mulheres, pessoas negras, LGBTQI+ e pessoas com deficiência.
A empresa conta com aproximadamente 3 mil colaboradores, dos quais 1,6 mil estão na fábrica localizada em Santa Cruz do Sul. A Philip Morris International (PMI) é uma das maiores companhias de tabaco do mundo, atuação na fabricação e no comércio de cigarros. É uma das empresas que mais gera imposto para o município.