Pesquisa da Essity revela que 75% das pessoas estão preocupadas com a saúde e a higiene em banheiros públicos
São Paulo, julho de 2024 – A limpeza e asseio de lugares públicos, principalmente banheiros coletivos, é uma preocupação cada vez maior na população, que se sente desconfortável ao utilizar esses espaços. Segundo a pesquisa Global Health and Hygiene Survey da Essity, líder global em higiene e saúde, e pela análise realizada pela Tork®, marca com liderança em higiene profissional, apenas 25% das pessoas no mundo se sentem seguras no que diz respeito à saúde e higiene em banheiros públicos.
“Temos o objetivo de oferecer soluções de higiene eficazes e seguras para as instituições, que proporcionem conforto aos usuários. O estudo realizado nos oferece insumos importantes para que possamos nos antecipar às demandas do mercado com inovação em produtos e sempre seguindo práticas adequadas de higiene em banheiros e outros espaços de uso coletivo”, afirma Sarah Sampaio, gerente de marketing de Tork.
TOALHAS DE PAPEL VS. SECADORES DE AR
Nos dados do levantamento, foi apresentado que 68% das pessoas preferem utilizar toalhas de mão descartáveis no lugar de secadores de ar. A preferência faz sentido, dado que utilizar uma toalha de papel para secagem pode reduzir a proliferação de bactérias nas mãos úmidas em até 77%, enquanto os secadores de ar, embora populares, têm desvantagens significativas em termos de higiene.
Além disso, 63% daqueles que usam secadores de ar não terminam de secar as mãos completamente e as gotículas de água lançadas pelo aparelho estão carregadas de bactérias que alcançam até 1,8 metros de distância, e podem permanecer no ar até 15 minutos. Uma informação com destaque na pesquisa é a de que as superfícies interiores desses secadores de ar podem conter até 48 vezes mais microrganismo do que o vaso sanitário, o que aumenta o risco de contaminação e propagação de germes.
Os resultados da análise ressaltam a importância de escolher métodos de secagem das mãos que garantam a segurança e o bem-estar dos utilizadores para evitar a propagação de agentes patogénicos e para proteger a saúde de todos por meio de boas práticas de higiene fora de casa. “É necessário que tanto as empresas como os consumidores adotem as melhores práticas de higiene para reduzir os riscos de contaminação nos espaços públicos”, completa Sarah Sampaio.
Sobre a Essity
A Essity é uma empresa líder global em higiene e saúde. Todos os dias, nossos produtos, soluções e serviços são usados por um bilhão de pessoas em todo o mundo. Nosso propósito é o de quebrar barreiras pelo bem-estar para o benefício dos consumidores, pacientes, cuidadores, clientes e da sociedade. Nossas vendas são realizadas em aproximadamente 150 países sob as marcas líderes globais TENA e Tork, assim como outras marcas fortes, como Actimove, Cutimed, JOBST, Knix, Leukoplast, Libero, Libresse, Lotus, Modibodi, Nosotras, Saba, Tempo, TOM Organic e Zewa. Em 2023, a Essity teve vendas líquidas de aproximadamente 147 bilhões de coroas suecas (13 bilhões de euros) e empregou 36.000 pessoas. A sede da empresa está localizada em Estocolmo, na Suécia, e a Essity está listada na Nasdaq Stockholm.