NotíciasPolítica

Rodrigo Rabuske propõe projeto para disponibilizar guardas municipais nas escolas do município

Santa Cruz do Sul – O vereador Rodrigo Rabuske (PTB) ingressou com projeto de lei que propõe a permanência efetiva e fixa de guardas municipais em todas as unidades escolares públicas municipais do Município de Santa Cruz do Sul.

Segundo o projeto, a rede escolar municipal, compreendida por escolas públicas de ensino infantil (EMEI), e de ensino fundamental (EMEF), deve ter uma base fixa da guarda municipal de Santa Cruz do Sul, com efetivo permanente de, ao menos, um guarda municipal à disposição para cada unidade durante o seu horário de atendimento. “Isso é uma resposta ao ocorrido de hoje em Blumenau, Santa Catarina”, cita.

Ele cita ainda que nos últimos 22 anos, o Brasil registrou 24 ataques em escolas, um número alarmante e que demonstra que são necessárias ações efetivas que promovam maior segurança, evitando episódios dessa natureza no município. O caso mais recente, ocorreu nesta quarta-feira, dia, 5 e resultou na morte de ao menos quatro crianças em uma creche.

O vereador justifica a necessidade como uma demanda de toda a comunidade, que entende que a segurança das crianças e adolescentes deve ser prioridade em qualquer município. “A guarda municipal tem um trabalho importante, como aliada da comunidade na preservação do patrimônio público municipal e fomento da segurança pública”, salienta.

Veja mais casos
São Paulo, 2023 – Um adolescente de 13 anos matou uma professora de 71 anos em ataque à Escola Estadual Thomazia Montoro em São Paulo em 27 de março. Ao menos outras duas educadoras e um aluno foram feridos com faca na ação criminosa.
São Paulo, 2022 – Um ex-estudante de 22 anos invadiu uma escola estadual e feriu com golpes de faca duas professoras em Ipaussu, no interior de São Paulo. O agressor fez outro professor refém, colocou a faca em seu pescoço e resistiu à abordagem da polícia, mas acabou se entregando.
Aracruz (ES), 2022 – Em 25 de novembro, um adolescente de 16 anos deixou quatro pessoas mortas – três professoras e uma aluna de 12 anos – após invadir duas escolas em Aracruz, no norte do Espírito Santo. No momento do crime, o adolescente ostentava uma suástica (símbolo nazista) em um dos braços, além de roupa tática e duas armas (uma pistola .40 e um revólver 38 pertencentes ao pai policial). Ele foi apreendido e cumprirá até três anos de internação em unidade socioeducativa.
Sobral (CE), 2022 – Um estudante de 15 anos morreu e dois ficaram feridos após um adolescente, também de 15 anos, disparar contra os três colegas na Escola Professora Carmosina Ferreira Gomes, em Sobral, no dia 8 de outubro. Ele estava com uma arma de fogo registrada no nome de um CAC (colecionador, atirador desportivo e caçador) e foi apreendido.
Morro do Chapéu (BA), 2022 – No dia 27 de setembro, um adolescente de 13 anos ateou fogo na Escola Municipal Yeda Barradas Carneiro, em Morro de Chapéu, na Chapada Diamantina, onde estudava, e feriu a coordenadora com o uso de uma faca.
Barreiras (BA), 2022 – No dia 26 de setembro, um adolescente de 14 anos usou a arma do pai, um policial militar, e matou uma aluna cadeirante no Colégio Municipal Eurides SantAnna, em Barreiras, no oeste do Estado. Dois policiais que estavam nas proximidades da escola o detiveram com tiros. A vítima foi Geane da Silva Brito, de 19 anos, portadora de paralisia cerebral, que via na escola uma ferramenta para inclusão e um local onde se sentia segura e acolhida pela comunidade escolar.
Saudades (SC), 2021 – O ataque em Saudades, no oeste de Santa Catarina, deixou cinco pessoas mortas na manhã de 4 de maio de 2021, quando um rapaz de 18 anos invadiu uma creche do município com um facão de 68 centímetros. Ele matou duas funcionárias da unidade e três bebês menores de 2 anos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo